O Reino Unido eliminou o Canadá nas oitavas de final da Copa Davis, neste domingo, em um lance incomum. Com a série empatada em 2 a 2, o jovem Denis Shapovalov, 17 anos, perdia para o britânico Kyle Edmund por 2 sets a 0 na partida decisiva. Quando o canadense foi quebrado no terceiro set, quis extravasar jogando longe uma bolinha. Mas ele errou – ou acertou? – a mira: a bola acertou o árbitro Arnaud Gabas no olho esquerdo. O incidente fez com que a partida fosse encerrada no ato, e Edmund foi declarado vencedor.
Está nas regras do tênis: qualquer agressão ao árbitro, mesmo que sem intenção, é punida com a eliminação da partida. Por isso mesmo, Shapovalov fez questão de pedir desculpas a Gabas pelo lance – e lamentou o episódio após o jogo.
– Ainda bem que ele está OK, mas obviamente meu comportamento foi inaceitável. Me sinto horrível por ter decepcionado meu time, meu país, por agir de uma maneira que eu não deveria. Posso prometer que é a última vez que faço algo assim. Vou aprender com isso – disse o canadense.
Edmund destacou a inusitada maneira de vencer um jogo de tênis – a vitória colocou o Reino Unido no caminho da França nas quartas de final.
– Foi uma maneira estranha de terminar. Nunca tinha passado por algo assim.
A ITF (Federação Internacional de Tênis), que organiza a Copa Davis, disse em comunicado que "ficou claro que Shapovalov não quis acertar Gabas, e o procurou na sua sala para se desculpar". O canadense deve ser multado pelo lance, mas não corre risco de punição justamente por não ter tido a intenção de atingir o árbitro com a bola.
*ZHESPORTES