Anderson Silva foi campeão do peso médio do UFC por sete anos – o maior reinado na história da organização. Mas já são mais de quatro anos sem vencer no octógono. Neste sábado, o lutador, prestes a completar 42 anos, tem mais uma chance de retomar o caminho das vitórias ao enfrentar Derek Brunson na luta co-principal do UFC 208, em Nova York, nos Estados Unidos.
A última vitória do Spider foi um nocaute sobre Stephan Bonnar no UFC 153, em outubro de 2012. Na ocasião, ainda como campeão dos médios, Anderson subiu de categoria para fazer uma superluta nos meio-pesados. Em sua categoria de origem, o triunfo mais recente foi diante de Chael Sonnen, no UFC 148, em julho daquele ano.
Leia mais:
Relembre as últimas cinco lutas de Anderson Silva
Jacaré explica luta com Boetsch: "Os adversários estão correndo"
Holm: "Não quero minha carreira definida pela vitória contra Ronda"
Desde então, ele viveu uma queda técnica e vários dramas na carreira: a primeira derrota no Ultimate e a fratura na perna em lutas contra Chris Weidman, o doping que transformou em luta sem resultado seu duelo com Nick Diaz e uma derrota polêmica para o atual campeão Michael Bisping. Na última vez em que pisou no octógono, perdeu por pontos para Daniel Cormier, campeão dos meio-pesados, depois de aceitar o combate com apenas dois dias de antecedência para substituir Jon Jones.
O adversário da vez é Derek Brunson, um americano de 33 anos. Ele tem sete vitórias em nove lutas no UFC, mas vem de derrota por nocaute para Robert Whittaker e está em oitavo lugar no ranking da categoria.
Cinturão inaugural e buscar por espaço para Jacaré
O UFC 208 será no Brooklyn, em Nova York. A luta principal será a disputa pelo cinturão inaugural da categoria peso pena feminino entre a americana Holly Holm, algoz de Ronda Rousey e ex-campeã do peso galo, e a holandesa Germaine de Randamie.
O card também terá um novo desafio para Ronaldo Jacaré. O brasileiro, terceiro colocado no ranking dos médios, enfrenta Tim Boetsch para tentar finalmente receber uma chance de disputar o cinturão.
O card terá transmissão ao vivo do Canal Combate. A Rede Globo exibirá as lutas principais com meia hora de atraso a partir da 1h50min de sábado para domingo.
Card principal (a partir da 1h de sábado para domingo)
Holly Holm x Germaine de Randamie (título pena feminino)
Anderson Silva x Derek Brunson (médios)
Ronaldo Jacaré x Tim Boetsch (médios)
Glover Teixeira x Jared Cannonier (meio-pesados)
Dustin Poirier x Jim Miller (leves)
Card preliminar (a partir das 21h30min de sábado)
Randy Brown x Belal Muhammad (meio-médios)
Wilson Reis x Ulka Sasaki (moscas)
Nik Lentz x Islam Makhachev (leves)
Ian McCall x Jarred Brooks (moscas)
Marcin Tybura x Justin Willis (pesados)
Ryan LaFlare x Roan Carneiro (meio-médios)
Phillipe Nover x Rick Glenn (penas)
*ZHESPORTES