Pela 13ª vez em 18 participações no Aberto da Austrália, Roger Federer está nas quartas de final do Aberto da Austrália. Na manhã deste domingo, o suíço superou o Kei Nishikori em uma batalha de cinco sets: 6/7 (4), 6/4, 6/1, 4/6 e 6/3.
Foi a quinta vitória de Federer, atual 17º da ranking da ATP, em sete confrontos contra o japonês, 5º do ranking. Depois de começar a partida com muitos erros – Nishikori chegou a venceu os quatro primeiros games –, Federer encontrou em quadra e assumiu um postura agressiva contra o adversário. Para vencer o confronto de três horase 23 minutos, o ex-número 1 do mundo acertou 83 winners (bolas vencedores), contra 42 do japonês.
Leia mais:
Murray e Kerber são eliminados nas oitavas de final na Austrália
Gaúcho Marcelo Demoliner avança às oitavas de final em Melbourne
Federer busca o quinto título em Melbourne (foi campeão em 2004, 2006, 2007 e 2010). Nas quartas de final, que serão disputadas na terça-feira, enfrentará o alemão Mischa Zverev, que mais cedo surpreendeu ao eliminar o líder do ranking, Andy Murray. Foi o segundo grande favorito a dar adeus prematuramente no Aberto da Austrália, que viu o hexacampeão eliminado na segunda rodada pelo uzbeque Denis Istomin.
– Novak and Andy are not (na chave), isso é uma grande surpresa. Nunca pensei que Mischa Zverev e Denis istomin poderiam bater esses dois grandes caras. Duas surpresas enormes, sem dúvida – disse Federer.
As quartas de final terá outro suíço, Stan Wawrinka, número 4 do mundo, que venceu três tiebreakes no confronto contra o italiano Andreas Seppi (89º): 7/6(2), 7/6(4) e 7/6(4).
Campeão em Melbourne em 2014, Wawrinka vem em uma crescente no torneio e, com as eliminação de Djokovic e Murray, aparece como um dos fortes candidatos ao título. Nas quartas, enfrentará o francês Jo-Wilfred Tsonga (12º).
*AFP e ZHESPORTES