A vitória do San Antonio Spurs por 113 a 100 sobre o New Orleans Pelicans, na noite de domingo (18/12), não passou de uma distração para o público que compareceu ao AT&T Center. A principal celebração foi o tributo ao ala-pivô Tim Duncan, maior ídolo da história da equipe, que teve a camisa aposentada após o confronto. Duncan, que defendeu o Spurs durante os anos de 1997 e 2016, confirmou o fim da carreira em julho deste ano, dois meses antes do início da atual temporada.
Leia mais:
Com show de assistências, Westbrook quebra recorde pessoal e do Thunder
Raiders e Pats vencem e voltam aos playoffs em realidades diferentes
Prime Time Responde: quem é o MVP da temporada até agora?
Sem jamais ter atuado por outra equipe, Tim Duncan foi a primeira escolha do draft de 1997 da NBA. Durante 19 anos com a camisa do Spurs, ganhou cinco títulos, três vezes o prêmio de melhor jogador das finais e duas vezes MVP da temporada regular. Também disputou o All-Star Game (Jogo das Estrelas) 15 vezes e em 10 oportunidades esteve no melhor quinteto da NBA.
Conhecido por ser avesso a entrevistas, o técnico Gregg Popovich, que treinou Tim Duncan durante toda a carreira, não poupou elogios ao antigo comandado:
– Eu posso dizer honestamente ao senhor e à senhora Duncan, que não estão mais aqui, que este homem é exatamente a mesma pessoa que entrou pela primeira vez por aquela porta.
Considerado o melhor ala-pivô da NBA, Tim Duncan permanece como o 14º maior pontuador da história da liga (26.496), o sexto com mais rebotes (15.091) e o quinto com mais tocos (3.020). Ao todo, foram 1.392 partidas com a camisa 21 do San Antonio, mais do que qualquer outro.
Tim Duncan é o oitavo atleta a ter a camisa aposentada pelo clube. Agora, o número 21 fica eternizado, no alto do ginásio do AT&T Center, ao lado de Bruce Bowen (12), Avery Johnson (6), Sean Elliott (32), David Robinson (50), Johnny Moore (00), George Gervin (44) e James Silas (13).
TOP 10 jogadas Duncan segundo a NBA:
*ZHESPORTES