O hóquei é proporcionalmente muito mais popular no Canadá do que nos Estados Unidos. E o número de jogadores canadenses também é alto – especialmente se comparado às outras grandes ligas americanas. Mas, sobretudo por questões financeiras, os times americanos têm dominado a NHL nas últimas décadas.
O ápice desta tendência ocorreu na temporada passada, quando nenhum canadense chegou aos playoffs. Neste ano, no entanto, o Montreal Canadiens tenta reverter o caminho e tem, por enquanto, a melhor campanha da temporada regular. O Canadiens foi o último canadense a vencer a Stanley Cup, com um título em 1993.
Leia mais:
NHL cria sistema para integrar novo time em Las Vegas
NHL prepara ações para comemorar o centenário em 2017
Prime Time Responde: quais técnicos correm risco de demissão na NFL?
O baixo valor do dólar canadense em relação ao dólar americano é considerado o principal motivo para a seca de conquistas, mas um acordo histórico firmado em 2013 com a TV canadense pode, em médio prazo, mudar esta realidade.
Até o momento, com cerca de um quarto da temporada disputada, o Canadá tem Montreal Canadiens, Ottawa Senators (Leste), Winnipeg Jets e Edmonton Oilers (Oeste) na zona de classificação à pós-temporada.
*ZHESPORTES