A atuação do árbitro Franscico Carlos do Nascimento no Gre-Nal foi criticada pelos analistas do Grupo RBS. Diori Vasconcelos, da Rádio Gaúcha, e Márcio Chagas, da RBS TV, avaliaram que Francisco não deveria ter expulsado Rodrigo Dourado, mas, sim, ter apresentado o vermelho para Vitinho por acertar Kannemman na origem da confusão. A exclusão de Edílson, na opinião dos comentaristas, foi correta.
Aos 15 minutos do segundo tempo, após a marcação de uma falta de Kannemann em Vitinho, uma confusão se iniciou. No bolo de jogadores que se formou, Edílson acertou socos em Rodrigo Dourado.
– O vermelho de Edílson foi o fato mais indiscutível do Gre-Nal. O outro absurdo foi a expulsão injusta de Dourado, que ocorreu após muita conversa e muita demora. Edílson foi expulso aos 17 e Dourado recebeu vermelho aos 21 minutos. Entendo que Vitinho também deveria ter sido expulso. No começo da confusão, após uma falta mal marcada em Valdívia, o zagueiro Kannemann se joga no gramado para agarrar a bola, que está no chão. O atacante colorado, na tentativa de arrancar a bola do defensor, acaba golpeando o argentino por trás. Todo o tumulto acontece depois disso – comentou Diori.
Leia mais
"O Inter veio para bater lateral na área, só isso", provoca Renato após o Gre-Nal
Roth diz que Inter teve melhores chances no Gre-Nal: "Saio amargando um empate"
No Twitter, dupla Gre-Nal discute sobre as expulsões de Edílson e Dourado
O ex-árbitro Márcio Chagas, atualmente comentarista da RBS TV, também criticou a atuação do juiz Francisco Carlos do Nascimento por sua postura na confusão que terminou com as expulsões de Edílson e de Rodrigo Dourado.
– A arbitragem foi um fato importante no Gre-Nal. Expulsou Dourado de forma equivocada. O árbitro acertou ao expulsar Edílson, mas deixou de apresentar o vermelho para o Vitinho. Foi um festival de lambanças de um juiz que já prevíamos que iria dar confusão.