Durou apenas um jogo a passagem de Sam Allardyce no comando da seleção da Inglaterra. O técnico foi demitido nesta terça-feira, após uma reportagem do jornal Daily Telegraph ter mostrado ele dizendo a repórteres – que se passavam por investidores do Oriente Médio – como passar por cima das regras de transferência, a respeito da compra dos direitos econômicos de jogadores.
Na reportagem, divulgada na noite de segunda no seu site, o Telegraph publicou vídeos de Allardyce dizendo que "não havia problema" por não acatar as regras, em vigor no futebol inglês desde 2008. O treinador disse aos repórteres que ele conhecia agentes que faziam isso "o tempo inteiro".
Leia mais:
Conmebol anuncia expansão, mudanças no formato e final em jogo único na Libertadores
Ex-Barça e Argentina, Tata Martino treinará novo time da MLS
De Pelotas para o gol da Rússia: Gustavo Paradeda, o gaúcho na semifinal do Mundial de Futsal
– É possível conseguir (ter a propriedade de um jogador mesmo sendo investidor). O dinheiro grande está aqui – afirmou o técnico, que se dispôs a viajar a Cingapura e Hong Kong quatro vezes por ano para falar com investidores interessados em contratar jogadores, a um custo de 400 mil libras (cerca de R$ 1,683 milhão).
No comunicado em que confirma a demissão, a FA (Federação Inglesa de Futebol) diz que a conduta de Allardyce foi "inapropriada". Gareth Southgate, técnico do time sub-21, será o treinador inglês nos próximos quatro jogos, enquanto a entidade segue atrás de um novo nome para o cargo.
Confira o comunicado:
"A FA confirma que Sam Allardyce deixou sua posição como técnico da Inglaterra.
A conduta de Allardyce, como foi noticiado hoje (terça), foi inapropriada para um técnico da Inglaterra. Ele reconheceu ter cometido um sério erro de julgamento e pediu desculpas. Apesar disso, devido à gravidade das suas ações, a FA e Allardyce decidiram, mutuamente, encerrar o seu contrato com efeito imediato.
Esta não foi uma decisão fácil, mas a prioridade da FA é proteger os interesses do jogo e manter os mais altos padrões de conduta no futebol. O técnico do time principal da Inglaterra está em uma posição em que precisa demonstrar forte liderança e respeito à integridade do esporte durante todo o tempo".
*ZHESPORTES