Somos um país cheio de carências, não negamos. Porém, é inegável que investimos o máximo de esforços para organizar uma boa olimpíada e oferecer aos visitantes a melhor acolhida possível. O Brasil merece mais do que o orgulho dos brasileiros, cabe ao país o reconhecimento dos povos do mundo pela especial dedicação oferecida ao maior evento esportivo do planeta.
O que o Brasil não merece é que maus desportistas e péssimas pessoas aproveitem o fato de estarem em um país com graves problemas de segurança para inventar um assalto que nunca aconteceu. Devem ter pensado: ora, somos norte-americanos, ricos e famosos, se dissermos que fomos assaltados todos acreditarão. E, claro, dane-se o Brasil. Dói e dá raiva. Esses pilantras que Tio Sam mandou para os jogos desrespeitaram cada brasileiro. A polícia brasileira, pensaram, é incompetente, nada descobrirá.
Ora, nossas instituições de segurança não são menos competentes que o FBI. Os mentirosos foram desmoralizados. Mas é castigo pouco. Antes que embarquem de volta para o seu país, deveriam ser hospedados por uma semana em uma das sórdidas cadeias cariocas. Para que nunca mais se animem a tentar manchar a honra de um país, estes malandros olímpicos.