Santa Maria entrará para a história dos Jogos Olímpicos nesta terça-feira. Pela primeira vez, o maior símbolo das Olimpíadas estará em solo santa-mariense, numa espécie de aquecimento para os Jogos que serão disputados no Brasil em agosto.
Leia mais:
VEJA AS RUAS TRANCADAS E A MUDANÇA NAS LINHAS DE ÔNIBUS Confira a programação cultural na Gare
Após 64 dias de revezamento pelo país, a Tocha Olímpica chega à tarde ao Coração do Rio Grande. E será a exato um mês do começo do Rio 2016, em 5 de agosto – a Olimpíada vai até 21 de agosto –, que o símbolo cruzará as ruas de Santa Maria por mais de 12 quilômetros, desde a UFSM, em Camobi, na Região Leste, até a Gare, na Avenida Rio Branco, no Centro, onde será realizada uma grande celebração.
A previsão de chegada do comboio pela RSC-287, passando pela Base Aérea, será por volta das 17h, com início do revezamento às 17h15min na Avenida Roraima, já dentro do campus da UFSM (confira no mapa). No entanto, na maioria dos municípios gaúchos, há um atraso significativo de cerca de 1h30min a 2h – o que também não é descartado em Santa Maria.
Clique aqui para ver o mapa ampliado.
Na cidade, serão 61 condutores que revezarão o símbolo a cada 200 metros. A nominata de todos os 61 carregadores da tocha na cidade não foi divulgada à imprensa "por motivos de segurança", segundo o comitê organizador. Apesar da previsão de chuva para o final da tarde e começo da noite desta terça, o evento está confirmado.
Os dois representantes de Santa Maria garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estarão na cidade para participar do revezamento da tocha. O canoísta Gilvan Ribeiro, da seleção brasileira de canoagem, terá a honra de ser o último condutor antes da celebração final na Gare.
– Vai ser uma festa linda. É uma grande oportunidade para a cidade sentir de perto o clima olímpico. Além disso, será a minha última passagem por Santa Maria antes dos Jogos Olímpicos. Quero aproveitar essa energia e recarregar as baterias para a preparação final – destacou Gilvan.
Já a judoca Maria Portela, da seleção brasileira de judô, carregará a chama por 200 metros na Avenida Borges de Medeiros, com início próximo à Rua Olavo Bilac.
– Sinto um orgulho e uma satisfação muito grandes pela oportunidade de carregar o símbolo da transformação, e ainda mais na cidade onde comecei a treinar judô. Estou em fase final de preparação para a Olimpíada e será um momento único. Com certeza, muito motivador. Sinto-me muito feliz por este momento que estou vivendo – frisou Maria.
Ponto facultativo
Além das diversas mudanças no trânsito e no transporte coletivo de Santa Maria, o expediente nos departamentos da administração pública municipal será reduzido e funcionará das 7h30min às 13h. A partir desse horário será ponto facultativo. Oitenta policiais da Brigada Militar (BM) e 60 agentes da Guarda Municipal e da Gerência Municipal de Trânsito (GMT) irão acompanhar o trajeto e fazer a orientação do trânsito.