Além da perda irreparável do atacante Mailson, o técnico Antônio Carlos Zago tem outro dilema para resolver no Gauchão: seguir com a linha de três atacantes ou apostar em dois meias a partir de agora. No domingo, o adversário é o sempre complicado Brasil-Pe, no Estádio Bento Freitas, e isso pode fazer a balança pender para o lado do meio-campo.
Em caso de manter o que deu certo até o jogo contra o Inter, Dionas Bruno seria o favorito. Se a ideia for adequar o time às melhores opções no grupo, Wallacer, Lucas, Bruno Ribeiro e Felipe Lima, que está voltando de lesão, seriam os candidatos mais fortes.
- Mailson e Dionas Bruno são dois jogadores de velocidade. A diferença é que o Mailson é mais forte fisicamente e melhor no um contra um, mas o Dionas Bruno é mais técnico - compara e elogia Antônio Carlos Zago.
O que está em jogo é a mudança tática. A arrancada de cinco vitórias nos cinco primeiros jogos dá respaldo ao treinador para seguir com três atacantes, dois de lado e o centroavante Brenner centralizado. Dieguinho pode atuar tanto na direita quanto na esquerda, o que significa que o substituto de Mailson poderia jogar no lado preferencial.
E no quesito preferência, Dionas Bruno tem a ficha um. Os números comprovam. Das quatro partidas em que foi substituído, Mailson deu lugar três vezes a Dionas Bruno. Mailson jogou os 90 minutos em outras três partidas e foi substituído pelo zagueiro Ruan uma vez.
- Estou em um momento bom, se receber essa oportunidade de começar, vou aproveitar da melhor maneira possível. Ainda mais que foi em um jogo contra o Brasil-Pe que fiz a minha estreia como profissional (no torneio amistoso de Veranópolis, no início do ano) - confia Dionas Bruno.
Além de ser o substituto natural do antigo titular, o atacante de 20 anos vem com moral por ter marcado o gol da vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro. Dos reservas para o ataque, ele é quem mais atuou no Gauchão: quatro jogos.
A questão é que a concorrência se torna cada vez mais forte no Juventude, com atletas que podem atuar recuados ou adiantados, como Wallacer, Lucas, Bruno Ribeiro e Felipe Lima. Esse leque pode fazer Antônio Carlos repensar a disposição tática sem Mailson.
Gauchão
Prata da casa, atacante Dionas Bruno é o favorito para substituir Mailson no Juventude
Jogador de 20 anos já fez gol, é elogiado pelo técnico e quer reencontrar o Brasil-Pe
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project