Em 20 anos como jogador e 17 como técnico, Johan Cruyff, que morreu nesta quinta-feira, acumulou várias frases sobre futebol. Eis algumas delas:
Leia mais
– Uma boa equipe de futebol não tem medo, mas respeita qualquer adversário: o segredo é impor o jogo desde o início para marcar gols.
– Jogar na defesa é inútil – e além disso, é feio.
– Os resultados são esquecidos, mas quando jogamos um futebol excepcional, fica na memória das pessoas.
– Aquela foi a mãe das derrotas no futebol (sobre a derrota de 2x1 da Holanda contra a Alemanha na final da Copa do Mundo de 1974).
– O futebol de hoje não é o que eu reivindico: o físico ficou muito acima da técnica.
– O gesto técnico ficou muito escasso no futebol: o toque de bola passou a ser apenas um valor agregado já nas divisões de base, quando deveria ser sempre o mais importante.
– A insistência com o sistema 4-2-3-1, que o Brasil usou na conquista da Copa do Mundo de 2002, é uma renúncia a um fator básico no futebol: o equilíbrio.
– Di Stefano foi o meu ídolo e modelo no futebol, eu era menino quando o vi jogar – poucas vezes – e me encantou; nunca quis imitá-lo, porque os gênios não podem ser imitados, apenas tentei jogar como ele, isto é, por todo o campo: fico feliz com as comparações, mas são um exagero.
– Eu posso chegar até onde chegaram grandes jogadores de futebol como Puskas, Di Stefano e Matthews, mas ninguém pode ser Pelé, porque ele ultrapassou os limites da lógica.
– Com o futebol alcancei uma certa forma de felicidade: ele é a minha profissão, mas também é o meu prazer.
– Eu jogava 87 minutos de uma partida para o time e três para mim – e nesses três mostrava do que era capaz.
– Cada jogador tem a bola apenas entre dois e três minutos numa partida de futebol: nos outros 87 ou 88 ele precisa estar disposto a trabalhar para a equipe.
– Futebol é técnica acima de tudo, amor à bola, e diversão com trabalho – eu sempre digo aos jogadores que entrem em campo para se divertir: o melhor estilo é atacar e atacar, o melhor sistema é desfrutar o jogo.
– Eu me divirto vendo futebol, mas há futebol que não me diverte.
– Um time de futebol perde muitos gols, é impossível que todos os ataques terminem bem, porque há o adversário, os erros, um pouco de sorte: para fazer alguns gols, é necessário criar ao menos 10 oportunidades.
– Quando um time é superior numa partida de futebol, o outro não precisa demonstrar que é inferior cometendo violências.
– Um time de futebol se sente melhor e mais dono das ações quando tem a bola, e este é o momento de impor a iniciativa – mas quando não a tem, todos precisam lutar por ela.
– O futebol não tem jogadores perfeitos. Por que queremos o árbitro perfeito?
– O futebol ensina lição essencial à vida: os indivíduos precisam se unir para ganhar como equipe.
*ZHESPORTES