Os quase 35 mil torcedores que encheram o Beira-Rio no último domingo ensolarado de Brasileirão assistiram Vitinho marcar dois gols e passar por cima do Cruzeiro de Mano Menezes. Mas a expectativa principal, a de ver o time de Argel Fucks na Libertadores de 2016, teve de ser adiada: no Serra Dourada, o São Paulo garantiu os pontos que lhe eram necessários para sair de Goiás com a vaga à competição sonhada pelos colorados.
Para chegar à Libertadores de 2016, não bastava ao Inter uma vitória. Argel ainda teria de torcer por uma derrota do São Paulo, que jogava diante do Goiás, no Serra Dourada. Mas, como o tão citado pelo técnico "dever de casa" teria de ser feito primeiro, os colorados começaram pressionando.
O ponteiro nem havia dado a primeira volta no cronômetro, e Anderson já tinha ameaçado o gol adversário. Após roubada de bola no meio do campo, o Inter avançou contra a área do Cruzeiro e, depois de cruzamento do meia, Douglas Grolli cortou e quase marcou a favor dos colorados.
Em jogada rápida aos oito minutos de jogo, o Cruzeiro envolveu o Inter na troca de passes. Na frente da área, Arrascaeta recebeu sozinho e arriscou. Alisson se esticou para defender.
Na sequência, o Inter respondeu com velocidade também. Pela esquerda, Lisandro López encontrou Alex entrando na área. O meia pegou de primeira, mas a bola desviou na defesa antes de sair pela linha de fundo.
Aos 13 minutos, após escanteio, Lisandro, sozinho, sem goleiro e quase na pequena área, furou o chute. A bola atravessou a área sem encontrar ninguém, até que Paulão encheu o pé e a mandou para longe do gol.
A falta de pontaria, ou até de chute, prejudicou várias jogadas de ataques no Inter. Porém, aos 25 minutos, Ernando, pela esquerda, cruzou pela área, Dourado disputou a bola pelo alto, e acabou sobrando para Vitinho. O atacante encheu o pé e, de primeira, mandou para o fundo do gol de Rafael. Foi o 10º gol do garoto no Brasileirão.
Neste momento, com o empate no Serra Dourada, entre Goiás e São Paulo, o Inter empatou com os paulistas no número de pontos, mas a desvantagem de cinco gols no saldo ainda dava a vaga à Libertadores ao time de Milton Cruz.
Ernando chegou a marcar para o Inter, mas disputa irregular entre Paulão, impedido, e o goleiro Rafael foi assinalada, e o gol anulado.
Sem ser ameaçado com muito perigo, o time de Argel voltou pressionando os visitantes. Aos 16 minutos, Lisandro López foi lançado, ficou sozinho de frente para Rafael, deslocou o goleiro e entregou limpo para Vitinho completar para ampliar o placar colorado.
Com a vantagem, o Inter descansou em campo e diminuiu o ritmo. Prestes a marcar 40 minutos, Alisson se virou para os repórteres que estavam atrás de seu gol no Beira-Rio e perguntou o resultado do jogo entre São Paulo e Goiás. Permanecia 0 a 0. Resultado que não adiantava ao Inter.
A partir dali, toda a esperança se voltou para o Serra Dourada, onde o São Paulo marcou o gol da vitória no apagar das luzes. Assim, apesar da vitória em casa, os colorados ficaram fora da Libertadores de 2016.
FICHA TÉCNICA
Inter 2x0 Cruzeiro
Brasileirão, 38ª rodada
Local: Beira-Rio, Porto Alegre
Público: 34.815
Inter: Alisson; William, Paulão, Ernando e Artur; Nico Freitas, Rodrigo Dourado, Anderson e Alex; Lisandro López e Vitinho. Técnico: Argel Fucks
Cruzeiro: Rafael; Maike (Fabiano), Manoel, Douglas Groli e Mena; Willian Farias (Allano) e Willians; Ariel Cabral, Marcos Vinicius e Arrascaeta; Willian. Técnico: Mano Menezes
Gol: Vitinho, aos 25 minutos do primeiro tempo e aos 16 do segundo.
Cartão amarelo: Douglas Grolli