A região central do Estado tem, agora, um grão-mestre no taekwondo. No início deste mês, o santa-mariense Judson Martins, 40 anos, professor da Gênesis Academia, atingiu o 6º dan (nível 6) da faixa preta na modalidade. O novo título foi concedido pela Federação Gaúcha de Taekwondo, a entidade oficial do esporte no Rio Grande do Sul, filiada à Confederação Brasileira de Taekwondo.
- Estou no taekwondo desde 1990, quando tinha 15 anos. Na minha trajetória como professor, a partir de 1999, já contribuí na formação de muito caráter. Vejo que toda a história construída no esporte valeu a pena - comenta Judson, que é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Leia mais sobre o taekwondo
Como grão-mestre no taekwondo, Judson poderá fazer avaliações de novos faixas pretas em Santa Maria, algo que, até então, não poderia ser realizado na Região Central _ pelo menos aos filiados na federação oficial do Estado.
- O 1º e o 2º dans foram a fase da minha vida durante a qual pretendia seguir a carreira de atleta. Sempre quis competir. Quando passei ao 3º dan, comecei a me dedicar à formação de alunos - relembra Judson.
Quem foi ou é aluno de Judson reconhece o aprendizado com o professor:
- Comecei no taekwondo aos seis anos com o Judson. Para mim, ele é uma das maiores referências no taekwondo e fora dele. Agora, como grão-mestre, ele alcança um patamar para poucos no Rio Grande do Sul. É um avanço muito grande para Santa Maria. Ele é um baita professor e um baita mestre - diz Eduardo Athayde, 20 anos, aluno de Judson que esteve na seleção gaúcha da modalidade por sete anos.
O taekwondo é uma modalidade olímpica desde o ano 2000.