Imagens: Divulgação
O instrutor de kitesurfe Elias Seadi, 28 anos, aproveitou o vento favorável de 70km/h na última quinta-feira e pôs em prática uma manobra que esperava há cinco anos: atravessar a Estrada do Mar, uma distância de cerca de 40m, de kite. A manobra chegou aos 5m de altura. Em 2012, ele já havia pulado sobre a plataforma de Tramandaí:
- As pessoas acham que sou louco. Mas é pelo desafio, vivo o kite 24 horas por dia - disse o instrutor da Associação Brasileira de Kitesurfe (ABK).
Vídeo: Kitesurfista pula plataforma de Tramandaí
Elias explica que é necessário que as condições estejam perfeitas para realizar a manobra. A água precisa estar no nível certo - no caso, é preciso ter água dos dois lados da Estrada do Mar - e o vento, em uma velocidade que o faça atravessar de um lado a outro da pista.
- Levei dois amigos que me avisaram quando a estrada estava vazia. Não me deixariam parar o trânsito nem eu colocaria a vida de ninguém em risco - explicou Elias.
Se os alunos acham o máximo e incentivam o instrutor a fazer os desafios, a mãe de Elias, Rejane Becker Aguiar, 57 anos, é quem vota contra, com pedidos frustrados para o filho abandonar as manobras. A solução para não haver briga?
- Ela só fica sabendo depois - brinca.
Elias já tem um novo desafio a ser cumprido e registrado. Sem revelar o local, o atleta deu algumas dicas do seu novo destino:
- Será na praia, no alto. Tem um penhasco também - diverte-se o instrutor, para desespero da mãe.
* ZHESPORTES