A final da Super Copa Gaúcha será entre dois times tradicionais da história do futebol da Capital, ainda que um deles esteja de mudança. São José e Cruzeiro avançaram à decisão da competição nesta quinta-feira, após eliminarem União-FW e Lajeadense. Agora, os dois medirão forças para definir quem será um dos representantes do Estado na Série D do ano que vem e o adversário do Inter na Recopa estadual no início de 2016.
A vaga do Cruzeiro veio mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Lajeadense. Na Arena Alviazul, a equipe que deixará Porto Alegre para seu novo estádio em Cachoeirinha - mas até lá tem mandado suas principais partidas no Vieirão, em Gravataí - marcou um gol no final do primeiro tempo, com Vinícius Merlo. Na segunda etapa, os comandados de Luiz Antônio Zaular não seguraram a reação dos donos da casa e levaram dois gols de Ramon, um aos 33 e outro aos 42 minutos. A primeira partida tinha terminado com vitória cruzeirista por 1 a 0, e o gol qualificado de ontem fez a diferença.
O adversário será o São José. Na tarde desta quinta, o time da Zona Norte venceu o União-FW por 2 a 0 e também se garantiu na decisão. O placar somado dos dois confrontos nas semifinais ficou em 4 a 1. Na partida do Passo DAreia, o São José tratou logo no início de matar qualquer esperança dos frederiquenses. Aos três minutos, Heliardo bateu pênalti com tranquilidade e abriu o placar para o Zequinha. A partir daí, foi só administrar a vantagem e impor seu melhor futebol apresentado nos 180 minutos das duas partidas. O segundo gol saiu nos últimos minutos, com Jean.
As datas da decisão da Super Copa deverão ser confirmadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para 8 e 15 de novembro. Pelo regulamento, o São José mandará o segundo jogo em sua casa, já que teve melhor desempenho nas partidas semifinais.
*ZHESPORTES