O São Paulo sinalizou ao Grêmio que não aceitará jogadores para liberar Maicon. O clube paulista está negociando a contratação de Diego Souza, destaque do Sport no Brasileirão, e quer utilizar o dinheiro que receberia do clube gaúcho para viabilizar a compra do meia junto ao Metalist, com quem Diego Souza tem contrato até junho de 2017. As informações são do jornal Zero Hora.
Em um primeiro momento, os paulistas encaminharam uma lista com três nomes "aceitáveis" pela troca por Maicon: Luan, Geromel ou Walace. Alternativas prontamente rejeitadas pela direção gremista. O diretor-executivo Rui Costa conduz as negociações diretamente com Gustavo Vieira, o diretor-executivo do clube paulista, tentando uma redução na pedida por Maicon. Até por isso, a tentativa de repassar um jovem talento das categorias de base para viabilizar a permanência do capitão do Grêmio não teve o interesse do São Paulo, que também sinalizou que não aceitará o repasse de Maxi Rodríguez.
O Grêmio conta com a concorrência do Flamengo pela contratação de Maicon. No entanto, a vontade do jogador, que procurou a direção do São Paulo para avisar que tem interesse de permanecer em Porto Alegre, é o principal trunfo gremista na negociação.