A tendência é que a última vaga do Grupo B às quartas de final da Série C seja conquistada no detalhe, seja ele o saldo de gols ou o número de gols pró. Brasil-Pe, Juventude e Guarani têm 26 pontos e seis vitórias. No saldo, o Brasil tem dois a mais do que o Ju (8 a 6) e o Ju tem dois a mais do que o Guarani (6 a 4). Isso quer dizer que se o Brasil-Pe vencer o Tupi em Minas por 1 a 0, o Juventude vai ter que fazer 3 a 0 no Guaratinguetá e torcer para o Guarani fazer no máximo 5 a 0 no Caxias.
Só que a rivalidade Ca-Ju se impõe indiretamente porque uma possível derrota por goleada do Caxias para o Guarani pode tirar a classificação do Juventude. Se o Guarani fizer 6 a 0, por exemplo, o Ju terá de ganhar por 4 a 0.
- Sei da rivalidade Ca-Ju, mas quando o momento é de botar a honra em jogo todo mundo coloca a cabeça no travesseiro e pensa no que faz. Até porque o que se faz aqui, se paga ali na frente. Por saber que estão em jogo as carreiras dos jogadores e do técnico e a consciência dos dirigentes, tenho certeza que o Caxias vai fazer a parte dele. Pelo profissionalismo e pelas pessoas que são, eles vão fazer por onde e com competência. Estou tranquilo porque sei do caráter deles, do presidente Nelson Rech Filho e do técnico Beto Campos - comenta Nei Rama, diretor executivo do Juventude.
Como o presidente Raimundo Demore e o vice Jones Biglia não podem conceder entrevistas porque estão suspensos pelo STJD pelas reclamações contra a arbitragem no jogo diante do Londrina, Nei Rama fala pelo clube e diz não acreditar que o Caxias possa "entregar" o jogo para impedir a classificação do Juventude pela pressão do torcedor grená:
- A gente tem que respeitar a ideia do torcedor, mas nós, profissionais que fazemos futebol, formamos pessoas para serem vencedoras. Sei que tem essa ideia da torcida, e saberia entender se fosse o contrário também, mas eu jamais iria manchar a minha carreira pedindo no meu vestiário para perder, porque tudo se paga um preço ali na frente. Sei que isso pode ocorrer no futebol, mas em Caxias do Sul, onde todo mundo se conhece, convive e se encontra na rua e em restaurantes, acho difícil isso acontecer.
Como está a classificação:
1º) Londrina - 31 pontos e 8 vitórias
2º) Tupi - 30 pontos e 8 vitórias
3º) Portuguesa - 27 pontos e 8 vitórias
4º) Brasil-Pe - 26 pontos, 8 vitórias, saldo 8 e 28 gols
5º) Juventude - 26 pontos, 8 vitórias, saldo 6 e 27 gols
6º) Guarani, 26 pontos, 8 vitórias, saldo 4 e 18 gols
Última rodada:
Domingo, 27/9, 16h
Tupi-MG x Brasil-Pe
Juventude x Guaratinguetá
Guarani x Caxias
Portuguesa x Tombense
Madureira x Londrina
A matemática do Juventude:
O principal adversário é o Brasil-Pe
Em relação ao Xavante, a combinação que classifica o Juventude é a seguinte:
Vitória sobre o Guaratinguetá (que não cai e não classifica).
Empate ou derrota do Brasil contra o Tupi (classificado, mas luta para ficar em 2º).
Se o Brasil-Pe também ganhar, o Ju tem que vencer com dois gols de saldo a mais. Exemplos: 1 a 0 para o Brasil-Pe lá e 3 a 0 para o Ju aqui, 2 a 0 para o Brasil-Pe lá e 4 a 0 para o Ju aqui.
Preocupação é o Guarani
O Ju precisa se preocupar com o Guarani diante do Caxias (já rebaixado), mas pode vencer o Guaratinguetá por dois gols de saldo a menos do que o Bugre. Exemplos: 3 a 0 para o Guarani lá e 1 a 0 para o Ju aqui, 4 a 0 para o Guarani lá e 2 a 0 para o Ju aqui e 5 a 0 para o Guarani lá e 3 a 0 para o Ju aqui.
Vale uma secada na Portuguesa
Se a Portuguesa empatar ou perder para o Tombense (que não cai e não classifica), o Ju se classifica com vitória se manter saldo melhor que o Guarani.
Polêmica
"Tenho certeza que o Caxias vai fazer a parte dele", afirma o diretor executivo do Juventude
Nei Rama não acredita que o rival possa "entregar" o jogo na última rodada da Série C
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project