A maior coincidência do clássico do próximo domingo, no Estádio Centenário, vai estar no apito. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, que tem o apelido de Vin Diesel, o ator de Velozes e Furiosos, vai apitar o terceiro Ca- Ju consecutivo, todos este ano. No Gauchão, o Juventude venceu por 1 a 0 e, na Série C, foi 0 a 0, ambos no Alfredo Jaconi. É um fato inédito na carreira do pelotense de 36 anos e da própria história do duelo caxiense. Na entrevista a seguir, ele fala sobre isso e outras situações.
Pioneiro: Isso já tinha acontecido contigo em algum clássico?
Jean Pierre: Três Ca-Jus neste ano e três comigo, até parece brincadeira, né? Que loucura! Nunca tinha acontecido comigo. Só tinha apitado dois clássicos consecutivos, o Bra-Pel em Pelotas, e também o Ca-Ju.
No último Ca-Ju, teve gol anulado. Você analisou depois, acha que acertou?
- A gente toma decisões em uma fração de segundos. Analisamos depois e vimos que fizemos um bom trabalho, legitimamos o resultado do jogo.
Qual é a diferença deste clássico para os anteriores?
- Cada um tem a sua peculiaridade. No Gauchão, foi uma. Na Série C, foi outra, as equipes estavam começando um processo. Agora, é uma nova situação, uma delas é a questão da gangorra da dupla. Um time está melhor do que o outro. Estamos preparados para tudo.
Em 2010, o Ju vivia a ameaça de rebaixamento na Série C. Agora, é o Caxias. Está preparado para este contexto também?
- A gente tem a consciência de que tudo isso são fatores que podem gerar animosidades e dificuldades. Isso pode aflorar uma situação, mas nos preparamos para que nada disso venha a nos complicar ou nos surpreender. A gente trabalha com todas as situações possíveis.
Tem muita gente que te chama de Vin Diesel?
- Tem pessoas que não sabem nem dizer o meu nome, mas falam o do ator. Essa situação serve até para quebrar o gelo. É gostosa essa brincadeira, levo na esportiva. Mas a minha cara feia nos jogos já é por natureza, não preciso imitar o ator.
Homem de preto
"Nunca tinha acontecido comigo", diz o árbitro Jean Pierre, que vai apitar o terceiro Ca-Ju consecutivo
Ele apitou os clássicos do Gauchão e da Série C, todos este ano. Domingo, tem mais um
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project