Após o ataque de um tubarão ao surfista Mick Fanning (AUS) durante a final da sexta etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Jeffreys Bay, na África do Sul, a World Surf League (WSL), decidiu, em consenso com os finalistas Fanning e Julian Wilson (AUS), terminar a etapa sem um campeão. Os dois atletas australianos ficaram com o segundo lugar (8.000 pontos) e dividiram o prêmio. Com o resultado, quem levou vantagem foi o surfista brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, que se manteve na liderança do Circuito. Qualquer um dos dois australianos passaria Mineirinho se vencesse a etapa.
Após um bom início de campeonato, Mineirinho, Gabriel Medina e Alejo Muniz chegaram às quartas de final da etapa. Mas foram derrotados por Julian Wilson, Kelly Slater (EUA) e Mick Fanning respectivamente e foram eliminados. Com isso cada um deles somou 5.200 pontos na etapa de J-Bay ao garantir o 5º lugar.
Confira mais noticias de esportes outdoor no Aventura SC
Entre os semifinalistas, Wilson, Slater, Fanning, e Adrian Buchan (AUS), apenas Wilson e Fanning tinham chances de tirar a liderança do campeonato de Mineirinho, mas para isso precisavam vencer a etapa e somar 10.000 pontos. Porém após a decisão de ambos ficarem em segundo, os 8.000 pontos que cada um recebeu, não foi o suficiente para superar o brasileiro.
Na semifinal Fanning bateu Slater em uma bateria de grande ondas para os dois surfistas. Ao final da bateria, o australiano somou 18.16 pontos o o americano 16.26 pontos. Na outra semifinal Wilson superou Buchan com 16.40 contra 15.20.
Confira onda de Fanning na semifinal
Posted by World Surf League on Sunday, July 19, 2015
Mick Fanning's 9.63 in the #JBayOpen SemifinalsWatch: bit.ly/J-BayLive
A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe será no Taiti, entre os dias 14 e 25 de agosto. Em 2014, Medina venceu Slater em uma bateria disputadíssima na final.
Confira como ficou a classificação da WSL após a etapa de Jeffreys Bay