Começa nesta quinta-feira, em Canton, Estado de Ohio, nos Estados Unidos, uma jornada que leva o Brasil a um sonho inédito. Pela primeira vez na história, a seleção brasileira de futebol americano participa de uma Copa do Mundo.
Leia mais notícias sobre futebol americano
O Brasil Onças, como a equipe é conhecida, estreia diante da França, às 16h30min, no Estádio Tom Benson Hall of Fame Stadium, local que sediará todos os jogos do torneio. Em caso de vitória, a Seleção enfrentará o vencedor de Austrália e Coréia do Sul. Se for derrotada, pega o perdedor do mesmo duelo. O Mundial vai até 18 de julho, data da final.
No elenco, comandado pelo técnico Dan Muller, está o santa-mariense Vinicius Zanon, 25 anos, formado em engenharia elétrica na UFSM e ex-atleta do Santa Maria Soldiers (veja mais abaixo).
Cairo Santos manda recado
O maior expoente nacional na modalidade, o kicker do Kansas City Chiefs Cairo Santos, único brasileiro a jogar pela NFL (liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos), desejou boa sorte aos compatriotas em sua página no Facebook:
- Gostaria de desejar uma ótima sorte para o nosso Brasil Onças, que estreia amanhã na Copa do Mundo de Futebol Americano. Um grande abraço, e vamos Brasil.
RS tem três representantes
Dos 45 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), três representam a bandeira do Rio Grande do Sul. São eles: o santa-mariense Vinicius Zanon, 25 anos, jogador de defesa do Istepôs, de Santa Catarina, Júnior Krüger, 21, natural de Capivari e atleta de defesa do Jaraguá Breakers, também de Santa Catarina, e o paranaense Kawan Pivatto, 25, que veste as cores do Juventude FA, de Caxias do Sul, na posição de offensive lineman (jogador de ataque).
Para Vinicius Zanon, atleta formado no Santa Maria Soldiers, a Copa do Mundo é a chance de o Brasil mostrar a sua força na modalidade.
- A nossa expectativa é de mostrar todo o treino e a evolução que o Brasil teve no futebol americano. Com certeza serão os jogos mais difíceis que a Seleção já enfrentou. Mas estamos prontos para mostrar o que temos - afirmou o confiante Zanon.
O Brasil conquistou a vaga ao Mundial após derrotar o Panamá por 26 a 14, no Panamá, em jogo eliminatório, em janeiro de 2015.
ESPN transmite ao vivo
A quinta edição da Copa do Mundo de Futebol Americano será exibida ao vivo pela primeira vez no Brasil. A ESPN, por meio do WatchESPN, mostrará, de forma gratuita, nas plataformas online ou para quem conta com o serviço no pacote do canal, todos os jogos da competição.
Conforme o site da emissora, as partidas do Brasil Onças terão narração e comentários em português. A Copa do Mundo de Futebol Americano é organizada pela IFAF (International Federation of American Football), entidade máxima entre os países filiados. O campeonato, assim como as seleções, são considerados semiprofissionais, já que a maioria dos atletas nem sequer é remunerado.
A competição profissional de futebol americano mais famosa é a franquia NFL. Conforme regulamento da IFAF, atletas da NFL não podem jogar por suas seleções.
Copa do Mundo de Futebol Americano 2015
GRUPO A
1- Estados Unidos
2- México
3- Japão
GRUPO B
5- França
6- Austrália
7- Coreia do Sul
8- Brasil
REGULAMENTO
Primeira fase
Grupo B
JOGO 1 - Austrália x Coreia do Sul
JOGO 2 - França x Brasil
Grupo A
JOGO 3 - Estados Unidos x México
SEM JOGO - Japão classificado automaticamente em função da desistência do Canadá
Decisões dos grupos
JOGO 4 - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
JOGO 5 - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
JOGO 6 - Vencedor do Jogo 3 x Japão
Classificação final dos grupos
Grupo A
1° - vencedor do Jogo 6
2° - perdedor do Jogo 6
3° - perdedor do Jogo 3
Grupo B
1° - vencedor do Jogo 5
2° - perdedor do Jogo 5
3° - vencedor do Jogo 4
4° - perdedor do Jogo 4
Semifinais
JOGO 8 - 1°A x 1°B
JOGO 9 - 2°A x 3°A
Disputa pelo 3° lugar
Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2
Final
Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2
Repescagem pelo 5° lugar
Semifinais 2°B x 3°B 4°B
Decisão do quinto lugar
Vencedor entre 2°B e 3°B x 4°B