Há muitos requisitos para que um trabalho no departamento de futebol de um clube grande atinja os resultados esperados. Fica até difícil de enumerá-los. na medida em que dependem muitas vezes de circunstâncias alheias à vontade de quem dirige, mesmo que tais circunstâncias possam ser devidamente administradas, se houver um mínimo de planejamento.
O principal elemento de trabalho que deve ser observado é aquilo que se chama de critério, não só para contratações, mas, especialmente, para a administração interna do departamento. Há de existir uma perfeita integração entre todos os setores internos no departamento de futebol, ficando, desde logo, bem claro e definido, quem comanda o vestiário.
Leia outras colunas do Cacalo
À distância, e passei pessoalmente por essa experiência negativa, é absolutamente impossível exercer o comando que exige o departamento. Os atletas profissionais, às vezes, não são tão profissionais assim, porque, sendo seres humanos, possuem suas diferenças pessoais. Assim, a presença constante do dirigente institucional se impõe, mas que lá esteja para tomar decisões e não simplesmente para dizer amém.
Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: a fórmula certa para o sucesso no vestiário
Cacalo Silveira Martins
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project