Inspirada no ataque e liderada pelo ponteiro Lucarelli, a Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu a Austrália na manhã deste sábado, pela nona rodada da fase de classificação da Liga Mundial. Fora de casa, em Sydney, o Brasil venceu a partida por 3 sets a 1, com parciais de 25-17, 25-18, 23-25 e 25-20). O jogo aconteceu no Parque Olímpico, que recebeu os Jogos de 2000.
Diante de um adversário mais fraco tecnicamente, a Seleção se impôs na partida. Com várias opções ofensivas, o levantador Bruninho distribuiu bem as bolas. Assim, quatro jogadores terminaram com pontuação em dois dígitos. Lucarelli acabou como o maior pontuador do time, com 18. Lipe (17), Wallace (16) e Isac (12) também contribuíram na estratégia verde e amarela, que acabou dando certo. Foram 59 pontos de ataque do Brasil na partida, contra 48. A Austrália perdeu, mas pelo menos saiu com o "artilheiro" da partida. Thomas Edgar marcou 21.
O Brasil venceu os dois primeiros sets com relativa tranquilidade. No primeiro, chegou a abrir uma vantagem de oito pontos (18 a 10) antes de fechar a parcial. Algo semelhante aconteceu no segundo, em que a equipe comandada pelo técnico Rubinho foi para o segundo tempo técnico com seis pontos à frente (16 a 10), diferença que ainda aumentaria em seguida, para que a Seleção vencesse por 25 a 18.
Os australianos endureceram a partida no terceiro set, e venceram com aperto. O jogo ficou empatado em 23 a 23, mas o time da casa conseguiu arrancar um ponto no placar, com um bloqueio e um ace.
Futebol, basquete e vôlei estão entre os ingressos mais concorridos para o Rio 2016
O quarto set também foi equilibrado, indo para o segundo tempo técnico com uma diferença de apenas um ponto para o Brasil. E o time soube aproveitar novamente seus atacantes para fazer 25 a 20 e encerrar o confronto.
Com o resultado, o Brasil segue na liderança do Grupo A com 21 pontos. A Sérvia é a vice-lider, com 17. Em terceiro está a Itália, com 13, e a Austrália é a lanterna, com apenas três pontos. Assim, a Seleção Brasileira se manterá em primeiro lugar, mesmo que venha a perder da Austrália em novo duelo neste domingo, às 3h40 (de Brasília).
*Lancepress!