Entre 45 convocados, três representantes do Rio Grande do Sul. Esse é o saldo gaúcho na lista de convocados para a Copa do Mundo de Futebol Americano, que será disputada em julho, em Canton, Ohio, nos Estados Unidos. Os nomes foram divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
Os 45 convocados para a Copa do Mundo
De Santa Maria, região central do Estado, Vinícius Zanon, 24 anos, foi um dos jogadores de defesa convocados pelo técnico Dan Müller.
- A lista saiu por ordem alfabética, e meu nome é com V. Então, foi um nervosismo. Quando apareceu a minha foto, foi muita felicidade. É o reconhecimento de um trabalho. É um esporte amador ainda, e nos dedicamos para isso. Tiramos tempo da vida profissional e poderíamos estar junto da família por mais tempo. É muito bom saber que vale a pena, e o teu trabalho está no topo da modalidade no país. Acredito muito no futebol americano - orgulha-se Zanon, que foi um dos fundadores do Santa Maria Soldiers.
O defensive end atua no São José Istepôs, de Santa Catarina, desde o início de 2014. Ele esteve presente na partida que classificou os Onças para o Mundial, como é conhecida a seleção brasileira de futebol americano, na vitória de 26 a 14 sobre o Panamá, na Cidade do Panamá.
- A parte profissional do futebol americano evoluiu bastante. Extracampo, eles (CBFA) têm projetos legais em busca da profissionalização. É um momento de ouro no futebol americano nacional. Tem, inclusive, empresas querendo transmitir o Mundial - conclui Zanon.
Outro gaúcho da lista é o offensive line Júnior Krüger, 21 anos, que veste a camisa do Jaraguá Breackers, de Santa Catarina. Krüger é natural de Capivari, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
- Eu me mudei para Santa Catarina em 2000. Conheci o futebol americano aqui (SC) e sempre joguei no Jaraguá. É uma convocação gratificante. Representarei o país em uma competição de nível elevado. É o resultado do esforço que fizemos dentro dos times e na Seleção - disse Krüger.
Ainda há um terceiro jogador que atua no Estado, mas é natural de Curitiba, no Paraná. Trata-se de Kawan Pivatto, 25 anos, que assinou contrato com o Juventude FA, de Caxias do Sul. Assim como Zanon, Pivatto também é jogador de defesa e estava no Flórida Marine Raiders, dos Estados Unidos. Pivatto é hexacampeão paranaense e bicampeão brasileiro pelo Coritiba Crocodiles.
- Estou desde o primeiro jogo full pads (com equipamentos) realizado no país, e vi de perto o crescimento dele (esporte). Tenho certeza de que ainda iremos assistir a campeonatos no Brasil sendo transmitidos na TV. A tendência é só crescer - afirma Pivatto, que chega a Caxias do Sul no próximo dia 17, e participará do Torneio Towchdown (um dos campeonatos brasileiros do país) pela equipe gaúcha.