Horas após a melancólica derrota por 6/1 6/2 de Stan Wawrinka, atual campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, Roger Federer, segundo do ranking e vice-campeão do ano passado, se despediu do primeiro grande torneio no saibro na temporada europeia.
O suíço caiu diante do francês Gael Monfils, 18º colocado da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 7/6 (7/5), após 1h44min, nas oitavas de final do evento na principal quadra do charmoso e tradicional evento no principado de Mônaco.
Tetra vice-campeão da competição, Federer terá que esperar mais um ano para buscar um dos poucos Masters 1000 que não possui e se afastará ainda mais do líder do ranking, Novak Djokovic, já que perderá ao todo 510 pontos (fez 90 das oitavas e descarta 600).
Monfils bate o suíço pela segunda vez e segunda no saibro. No primeiro dia da final da Copa Davis em Lille, na França, ele superou facilmente o adversário. Dois dias depois, Roger se recuperou e bateu Richard Gasquet para levantar o troféu. No confronto direto, agora são oito triunfos de Federer em 12 partidas.
O jogo
Federer obteve a quebra no quarto game com dois erros do adversário, abriu 3/1, mas com erros e uma dupla-falta permitiu o empate. Gael então passou a jogar mais confiante e solto no fundo angulando as bolas e forçando o suíço aos erros.
Conseguiu a quebra com duas esquerdas fora do natural da Basileia para abrir 5/4 e fechar por 6/4.
No segundo set, games longos e muitas chances desperdiçadas dos dois lados. Federer deixou três enquanto que Monfils perdeu cinco, a maioria delas com bons serviços e agressividade dos sacadores. O tie-break foi o justo desempate.
Roger abriu 5 a 3, mas cometeu erros seguidos e com direita fora acabou derrotado por 7/6 (7/5).
A consistência foi o ponto chave de Gael que aplicou 22 winners e errous 22 bolas. Federer errou 38 e deu 17 vencedoras.
*LANCEPRESS