Mais do que bem organizado, o campeonato amador de veteranos de Santa Maria é levado a sério, e como. O time Amigos do Pintado, de Faxinal do Soturno, que participa da Copa Prefeito, investe pesado para fazer bonito na competição. Disputando a competição há cinco anos, o time ainda não conquistou o título. Por isso, neste ano, o time está recheado de ex-jogadores profissionais.
Dos 25 inscritos na competição, 19 são boleiros que largaram a bola profissional. Mas, toda essa qualidade tem um preço. A folha salarial gira na casa dos R$ 60 mil. A última contratação anunciada pelo dono do time, Vilson Bonadimann, conhecido como Pintado, foi o zagueiro Índio, multicampeão pelo Inter.
Conheça Pintado, o personagem que leva o nome do líder invicto dos veteranos
Além do ex-camisa 3 colorado, Pintado tem no time outros jogadores que atuaram por grandes times do Brasil, como o goleiro Márcio e o volante Sandro Palharini, que atuaram por Fluminense, do Rio de Janeiro, o centroavante Ayrton, que jogou pelo Flamengo, também do Rio e Evandro Brito, atacante que jogou no Grêmio. Além destes, figuras conhecidas da dupla Rio-Nal também fazem parte do elenco galáctico: o goleiro Mainardi, o lateral Tino, o volante Dau e também o ex-técnico esmeraldino, Luciano Corrêa, que deixou o comando do Riograndense há pouco tempo.
O Amigos do Pintando espera que neste ano a taça possa ir para Faxinal do Soturno, já que nos dois últimos anos ficou no quase. Em 2013, a equipe perdeu a final da Copa Amizade de veteranos para o Independente, principal rival dos faxinelenses e que foram derrotados no último sábado, com Sandro Sottili em campo. No ano passado, na Copa Prefeito, o time estava invicto quando foi eliminado por uma inscrição irregular.
O jogo mais aguardado é no dia 10 de maio, em Faxinal do Soturno, quando Índio fará sua estreia. O Amigos do Pintado é líder da Copa Prefeito na categoria 40 anos, com sete vitórias em sete jogos.
A equipe
Confira quem são os jogadores que formam o time Amigos do Pintado:
Ex-profissionais
Mainardi (Inter-SM e Riograndense)
Alex (Inter-SM, Riograndense e São Gabriel)
Márcio (Fluminense-RJ)
Zé Roberto (Avenida e Cachoeira)
Cigano (Santo Ângelo)
Tino (Riograndense)
Dau (Inter-SM)
Ayrton (Riograndense, Inter-SM, Flamengo-RJ e Ceará)
Chagas (São José-Poa)
Sandro Palharini (Inter-SM e Riograndense)
Aquiles (São José-Poa)
Luciano Corrêa (Bagé)
Evandro Brito (Grêmio, Brasil-Pel, São Luiz)
Luiz Fernando (Paysandu-PA e Riograndense)
Adriano (Caxias e São Luiz)
Zeca (Cachoeira)
Cristiano (Grêmio e Cachoeira
Madri (Cachoeira)
Índio (Inter)
Amadores
Neto
Ricardo Siqueira
Maninho
Evandro Zamberlan
Dalmolin
Gentil