O Brasil encerrou sua participação no campeonato mundial de Judô, na manhã deste sábado, com quatro medalhas. Além do ouro inédito da gaúcha Mayra Aguiar na categoria até 78kg, título obtido diante da francesa Audrey Tcheumeo, a judoca Maria Suelen Altheman faturou a prata na categoria acima de 78 kg. Os bronzes vieram de Rafael Silva, o 'Baby', vice-campeão mundial no ano passado na categoria acima de 100 kg, e Érika Miranda, na categoria até 52 kg.
Como aconteceu no ano passado, no Rio de Janeiro, a judoca Maria Suelen perdeu novamente a final para a atual campeã olímpica e agora bicampeã mundial. A derrota na decisão em Chelyabinsk, na Rússia, aconteceu por ippon. Na queda, numa tentativa de se defender, Maria Suelen esticou a perna e acabou se contundindo no joelho direito. Enquanto a rival comemorava, ela era atendida no tatame, e depois saiu carregada na maca. Na cerimônia de premiação, Suelen mancava, mas sorria, ao receber sua medalha de prata.
Vice-campeão mundial no ano passado, no Rio de Janeiro, Baby conquistou a medalha ao derrotar o holandês Roy Meyer. Outro peso-pesado brasileiro ficou a uma luta de conquistar o bronze, o estreante David Moura, que acabou sendo superado por ippon por um atleta da casa, o russo Renat Saidov. Na semifinal, 'Baby' perdeu para o francês Teddy Riner, que se sagrou heptacampeão mundial ao superar o japonês Ryu Shichinohe na decisão.