Depois de um decepcionante empate em 1x1 contra Luxemburgo em Perugia, a seleção da Itália embarca nesta quinta-feira para o Rio de Janeiro, e seu próximo jogo será um confronto inusitado, diante do Fluminense, em Volta Redonda, no próximo domingo, às 17h30, no último teste antes da Copa. A partida é aguardada com ansiedade, e cerca de 10 mil ingressos, que custam entre R$ 100 e R$ 150, foram vendidos pela curiosidade dos cariocas para ver de perto jogadores como Balotelli, Pirlo e Buffon.
São aguardados pelo menos 150 jornalistas da imprensa internacional, e todas as cabines do estádio Raulino de Oliveira estão reservadas para veículos de comunicação da Itália. O Fluminense, segundo colocado no Campeonato Brasileiro, vai com força máxima e só não terá Fred, que está com a seleção brasileira.
O técnico Cristóvão deu dois dias de folga para os atletas depois do empate contra o Inter, e na quarta-feira retomou os treinamentos nas Laranjeiras. Os italianos chegam no Galeão às 6h da manhã de sexta-feira, e vão direto para o luxuoso Portobello Resort e Safári, em Mangaratiba, que fica a 105km da capital. O hotel, com 152 quartos, praia particular e um novo campo de treinos, será exclusivo para o time do técnico Cesare Prandelli, que pelo jeito tem uma admiração especial pelo Rio. Em 2013, a preparação para a Copa das Confederações também foi feita aqui, com um amistoso contra o Haiti, em São Januário.
Nos momentos de folga, o programa preferido dos jogadores foi mergulhar nas praias de Ipanema e Barra da Tijuca, o que deve se repetir agora em Mangaratiba, que fica na região da costa verde, conhecida pela beleza do seu litoral. A estréia da Itália na Copa será no dia 14, contra a Inglaterra, em Manaus. Depois enfrenta a Costa Rica em Recife e o Uruguai em Natal.