O Grêmio precisava de um resultado de dois gols de diferença para conseguir a classificação direta ou o mesmo placar do primeiro jogo (1 a 0) para levar para os pênaltis.
Com a bola rolando, o tricolor criou situações, mas perdeu muitas chances e mesmo assim, foi valente em campo e marcou o gol com Dudu, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, Barcos e Maxi Rodriguez erraram, e junto com a falta de sorte em alguns lances que poderiam mudar o jogo, o tricolor foi eliminado da Libertadores da América 2014. Nas pênalidades, o placar ficou em 4 a 2 para o San Lorenzo.
1° Tempo
O Grêmio começou o jogo contando com a pressão da torcida na Arena, mas dentro de campo, encontrou outro tipo de pressão. O San Lorenzo armou duas linhas de quatro, o que dificultou a saída de bola do time tricolor. Logo aos 11 minutos, a zaga argentina falhou e Barcos ficou na cara do gol, tocando por cobertura, só que quando a bola ia entrando, o zagueiro Buffarini tirou sobre a linha.
Após esse primeiro minutos, o time de Enderson Moreira encontrou outras formas de furar o bloqueio do time do Papa. Luan abria o jogo com Pará e Riveros subia para armar com Dudu. As primeiras chances do Grêmio foram intensas e a zaga do San Lorenzo trabalhou mais do que imaginava. Tanto Wendell pelo lado esquerdo, quanto Pará pelo lado direito, subiam em todos os lances.
O primeiro lance de perigo para o Grêmio foi armado justamente por um jogador tricolor. Aos 23 minutos, Pará perdeu uma bola fácil no campo de ataque e armou o contra golpe para o time argentino, que só não fez o gol porque Zé Roberto chegou na velocidade e fez o desarme.
Aos 30 minutos, o comentarista da partida, Wianey carlet, resumiu bem o jogo até o momento: O San Lorenzo vei para não deixar o Grêmio tranquilo e confiante e foi isso que aconteceu. O Grêmio precisa jogar mais, valou Wianey.
O primeiro tempo terminou com o Grêmio perdendo muitas chances e deixando alguns espaços perigosos para o time argentino.
2º Tempo
O Grêmio voltou para o segundo tempo sem modificações e se mostrou nervoso nos primeiros minutos com jogadas erradas e sem conseguir a finalização.
Aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, Werley cabeceou e Barcos empurrou para o fundo das redes. O juiz chegou a validar o gol, mas o assistente não correu e informou que Barcos estava impedido, o que de fato aconteceu e o jogo seguiu 0 a 0 com o gol sendo anulado corretamente.
A primeira substituição de Enderson foi aos 14 minutos da etapa final, entrando Rodriguinho no lugar de Zé Roberto: Essa mudança já deveria ter sido feita", avaliou o comentarista Wianey Carlet.
Enderson mexeu no time novamente aos 19 minutos tirando Luan e colocando Maxi Rodriguez.
No lance seguinte, Wendell recebeu falta ao lado da área e na cobrança, Geromel desviu de cabeça e a bola foi na trave. outra chance perdida.
O Grêmio colocou uma pressão em campo, mas sempre tendo que prestar uma atenção especial aos contra golpes. O San Lorenzo quase matou o jogo aos 22 da segunda etapa. O time argentino mexeu pela primeira vez aos 23 minutos colocando Prósperi no lugar de Villalba.
Com a torcida empurrando na Arena, o tricolor se mandou para o ataque com força máxima, mas as finalizações pararam nas mãos do goleiro Torrico ou se perdiam prensadas pela zaga.
Pará não apresentou um bom futebol e acabou comprometeu boa parte das tentativas do tricolor. Enderson Moreira fez sua última troca aos 34 da segunda etapa, tirando Pará e colocando Lucas Coelho em uma última tentativa de marcar o gol.
A redenção tricolor veio aos 37 da segunda etapa com o Grêmio todo no ataque e Dudu aproveitando uma bola cruzada e colocando de cabeça para o fundo das redes. 1 a 0 para o tricolor.
Após o gol do tricolor, o time foi todo para o ataque. Cresceu junto com a torcida, mas a decisão foi para os pênaltis.
Cobranças de pênaltis:
Barcos cobrou a primeira e o goleiro pegou.
Ortigoza chutou e marcou o primeiro
Riveros foi o segundo a cobrar e chutou no meio do gol e marcou o primeiro do tricolor.
Matos cobrou e também fez o gol.
Maxi Rodrigues foi para cobrança e ele manda no travessão, perdendo o gol após o goleiro tocar com a ponta dos dedos nela.
Blandi cobrou e fez o terceiro gol
Rodriguinho cobrou a quarta cobrança e fez o gol do Grêmio.
Buffarini foi para cobrança decisiva, chutando na trave e marcando o gol que eliminou o Grêmio da Libertadores da América na frente de mais de 47 mil torcedores na Arena.
O resultado final foi de 4 a 2 para o time argentino, que agora enfrenta o Cruzeiro nas quartas de final da competição.
Ficha técnica no tempo normal:
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará (depois Lucas Coelho), Geromel, Werley e Wendell; Edinho, Ríveros, Zé Roberto (depois Rodriginho), Luan (depois Maxi Rodriguez) e Dudu; Barcos.
San Lorenzo
Torrico; Buffarini, Valdés, Gentiletti e Más; Mercier, Villalba (depois Prósperi), Ortigoza e Piatti; Matos e Corrêa (depois Elizari e depois Blandi).