Thomaz Bellucci está fora do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada de 2014. O brasileiro, número 129 do ranking mundial, foi bravo em quadra, encarou o forte calor de Melbourne, mas não conseguiu vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga (10º). Em 2h15 de partida, sob 42°C, Bellucci, de 26 anos, foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (8-6), 6-4 e 6-4. Tsonga, de 28 anos, aguarda pelo croata Marin Cilic ou o francês Gilles Simon
Com o resultado, Bellucci foi mais uma vez eliminado na segunda fase do torneio da Austrália, de onde ele nunca passou. Esta foi a nona partida dele no piso rápido contra um representante do top 10 do ranking, sem ter obtido nenhuma vitória. Todas as cinco vitórias de Bellucci contra top 10 foram no piso de saibro.
Bellucci deu trabalho especialmente no primeiro set de jogo, quando, mesmo não sacando bem, contou com com erros de Tsonga, que chegou a mancar em alguns momentos, e obteve duas quebras de saque. Mas, ao fim, Tsonga venceu no tie-break.
O jogo seguiu com a regra de calor ativada e os tenistas tinham um maior tempo para repousar. Tsonga, mesmo assim, se reabilitou e venceu o segundo set por 6-4 após obter uma quebra logo no primeiro game. No terceiro set, Bellucci precisou de atendimento médico, exausto em quadra. O francês confirmou a vitória por 6-4 e fechou o jogo.