Foi um jogo à altura da tradição de Brasil e Itália no futebol. E acima de tudo, um jogo que afirmou o futebol da Seleção Brasileira na competição. Neymar em grande tarde e Fred que marcou dois foram os destaques do Brasil, que vai a Minas Gerais jogar a semifinal contra Nigéria ou Uruguai, na quarta-feira. Confira como foi o jogo:
Primeiro Tempo
O Brasil começou em cima. Aproveitando uma dispersão da defesa italiana, que cometeu três erros consecutivos em poucos minutos, a Seleção ameaçou à área de Buffon. No entanto, Oscar não conseguiu concluir em duas dessas oportunidades. Mesmo com mais posse de bola, o Brasil errou muito o último passe e pouco criou. Aos 23, a melhor chance: Oscar, de calcanhar, deixou Neymar na frente de Buffon, mas o chute saiu à esquerda.
Um dos destaques da primeira etapa foi o grande número de substituições: três no total e todos por lesão. Abate e Montolivo do lado italiano, e o zagueiro David Luiz pelo lado brasileiro. David sentiu uma lesão muscular e pode ser dúvida para o restante da competição.
Com poucos espaços na defesa italiana, a troca de passes do ataque do Brasil não teve sucesso. A tônica do jogo foi o Brasil trocando passes e a Itália defendendo. A alternativa para a Seleção passou a ser as faltas próximas à área devido ao pouco espaço em campo. E em uma dessas faltas saiu o gol da Seleção: Neymar cobrou, Fred cabeceou e Buffon fez uma grande defesa, no rebote, Dante (o substituto do machucado David Luiz) apareceu livre e tocou para as redes italianas aos 46: Brasil 1x0.
Segundo Tempo
O segundo tempo foi diferente. A Itália, que no primeiro tempo apenas se preocupou em defender, foi pro ataque e começou a pressionar o Brasil. Logo, aos 5, os italianos empataram: Balotelli deu um passe de calcanhar a Giaccherini que empatou o jogo. Porém, a alegria italiana durou pouco: a0s 9, Neymar cobrando falta marcou um golaço e botou o Brasil novamente na frente: 2x1.
Com o segundo gol brasileiro, a Itália continuou buscando o empate e dando espaços para o contra-ataque do Brasil. Aos 21, Marcelo fez um lindo lançamento para Fred que desencanta e marcou o terceiro gol brasileiro. Apesar da vantagem do Brasil, os italianos não desistiram. Neymar deu lugar a Bernard e com a troca a seleção caiu de produção. Aos 26 mais um susto. Chiellini em um lance polêmico marcou o segundo. Os jogadores brasileiros reclamaram que o árbitro havia apitado e por isso pararam no lance.
Com o gol, a Itália foi para cima. Balotteli com dois belos chutes ameaçou o gol de Julio Cesar. Aos 34, Maggio cabeceia com toda a força no travessão e quase empata. Quando a pressão italiana parecia que poderia resultar no empate, Bernard faz linda jogada e passa para Marcelo que chuta, Buffon dá rebote e Fred marca o segundo dele, o quarto do Brasil, aos 42, e deu números finais ao jogo: Brasil 4x2 Itália.
Ficha Técnica:
Brasil: Julio Cesar, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk (Fernando), Neymar (Bernard) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Itália: Buffon, Abate (Maggio), Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Montolivo (Giaccherini), Aquilani, Candreva, Marchisio e Diamanti (El Shaarawy); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão) e Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguizistão)
Gols: Dante, Giaccherini (I), Neymar, Fred, Chiellini (I) e Fred
Ouça os gols:
Gaúcha
Brasil faz 4x2 na Itália e se classifica em primeiro lugar
Seleção deve enfrentar Nigéria ou Uruguai nas semifinais
GZH faz parte do The Trust Project