O último teste do Grêmio antes de enfrentar o Fluminense pela Libertadores preocupou a torcida tricolor. Contra o Cerâmica, lanterna do Grupo A no Gauchão, Vanderlei Luxemburgo colocou o time titular e venceu a partida graças a um gol contra do adversário. Apenas Fábio Santos desfalcou o time, convocado pela seleção. A equipe teve maior controle do jogo, mas muito pouca efetividade. Com a vitória, o Grêmio assume a liderança da chave na Taça Farroupilha.
Primeiro tempo
O jogo começou morno, com cara de zero a zero. O Grêmio tinha maior controle da partida, mas não conseguia entrar na área do Cerâmica. Aos sete minutos, Fábio Aurélio arriscou de perna esquerda um chute de longe, mas a bola foi alta. No entanto, as jogadas não chegavam nos pés de Barcos e Vargas. Aos 15 minutos Marco Antônio é vaiado após dois erros. Mas foi ele a dar o primeiro chute do Grêmio a gol: após fintar Robson em boa jogada, o atleta bate de pé direito, para defesa de Villa.
E é o Cerâmica que faz o que o Grêmio não consegue: gol em Villa. Após cobrança de falta, Alexandre desvia de cabeça para dentro da própria meta. Fogo amigo na Arena, Grêmio 1 a 0. O Tricolor acorda e três minutos depois quase amplia: Zé Roberto cruza e Vargas emenda por cima do gol. Aos 31, Barcos tenta um chute da entrada da área e Villa defende. O Cerâmica também trocava bons passes, mas sem efetividade.
No final do primeiro tempo, os jogadores do Grêmio reclamaram muito de uma falta do jogador Danilo, do Cerâmica, que atingiu Fernando com o braço após disputa de bola. Depois de muita reclamação, Souza recebe cartão amarelo. O árbitro Francisco Neto apita o fim da etapa e sai de campo acompanhado pela Brigada Militar.
Segundo Tempo
Na etapa complementar, nem Grêmio nem Cerâmica fizeram alterações. A única mudança foi na arbitragem: o trio troca o verde, muito parecido com o uniforme do time de Gravataí, pelo clássico preto. E o jogo recomeçou igual o primeiro: parado. O primeiro lance veio aos 13 minutos: Vargas chuta de fora da área, e a bola passa muito perto do canto esquerdo de Villa. Depois disso, tem duas boas chegadas do Cerâmica, uma com Pedro - que manda por cima do gol - e outra com Soares: nas mãos de Dida.
O melhor lance veio aos 22 minutos e com o jogador que ficou mais de 11 meses sem jogar: Fábio Aurélio. Ele cobra uma falta da intermediária no poste de Villa. No rebote, Vargas chuta e o goleiro do Cerâmica pega firme, já no chão. Após esse lance o Grêmio começou a pressionar. Foram três escanteios seguidos. Mas sem finalização. Nos acréscimos, Fernando pega um rebote de fora da área e manda uma bomba para o gol do Cerâmica. Villa espalma e a zaga afasta. Mas aí já era tarde. O árbitro apita o fim da partida.
Ouça o gol da partida
None