Ficaram com Inglaterra e França as últimas duas vagas nas quartas de final da Eurocopa 2012. A rodada derradeira do Grupo D teve surpresa, gol de atacante que estava ausente e lance polêmico.
Segura, mas pouco brilhante, a Inglaterra venceu a Ucrânia por 1 a 0, gol do centroavante Wayne Rooney, que não participou das duas primeiras partidas pois cumpria suspensão. A partida também foi marcada por um erro de arbitragem que impediu o empate ucraniano. No lance, após chute de Devic, Terry tirou quando a bola já havia ultrapassado a linha.
A surpresa foi a derrota da França para a eliminada Suécia por 2 a 0, gols de Ibrahimovic e Larsson. Mesmo assim, os franceses ficaram em segundo lugar no Grupo D e avançaram.
Amanhã, 15h45min, Varsóvia
Rep. Checa x Portugal
As seleções tiveram campanhas semelhantes na primeira fase. Perderam na estreia e ganharam os dois jogos seguintes. No histórico da Euro, uma vitória para cada lado: a Rep. Checa levou a melhor (1 a 0) nas quartas de final de 1996, Portugal aplicou 3 a 1 na primeira fase de 2008 - com um gol de Cristiano Ronaldo sobre Cech.
Sexta, 15h45min, Gdansk
Alemanha x Grécia
Será o confronto dos desiguais. De um lado, a Alemanha tricampeã do mundo (e quatro vezes vice) e tricampeã da Euro (e vice em três oportunidades). Do outro, a Grécia, um único título - o da Euro de 2004 - em um parco currículo (tem apenas duas participações em Copas). De um lado, o país mais rico do continente. Do outro, um dos mais pobres.
Sábado, 15h45min, Donetsk
Espanha x França
Depois que venceu a Copa de 1998 e a Euro de 2000, a França acumulou decepções. Não passou da primeira fase nos Mundiais de 2002 e 2010 e na Euro de 2008 - seu ponto mais alto foi o vice na Copa de 2006. A Espanha está na curva contrária: após uma série de fracassos, foi campeã europeia em 2008 e campeã do mundo em 2010.
Domingo, 15h45min, Kiev
Inglaterra x Itália
O English Team e a Squadra Azzurra confiam nos seus atacantes, que estão fazendo gols na Euro. Os jovens ingleses Carroll, Walcott e Welbeck marcaram nos 3 a 2 sobre a Suécia, e Rooney anotou o seu ontem. Na Itália, Cassano e Balotelli garantiram a vitória sobre a Irlanda, e Di Natale fez o gol no empate com a Espanha, na estreia.