Dos 42 países que disputam os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, a partir da próxima sexta-feira, o Brasil tem a terceira maior delegação, com 519 atletas. O país fica atrás somente do anfitrião México, que, com 644 competidores, lidera a lista seguido dos Estados Unidos, que viajam para a competição com 620 esportistas.
Depois do Brasil - que ainda tenta manter mais dois atletas da natação, excluídos em função do número permitido para a modalidade -, aparece o Canadá, com 493, Cuba, com 442, e a Venezuela, com 387. Esses seis países concentram mais da metade do total de atletas.
- Estamos muito felizes pela quantidade e também pela qualidade dos atletas que estarão aqui, entre eles vários campeões mundiais e olímpicos, como o brasileiro Cesar Cielo, da natação. Isso demonstra a importância dos Jogos para as Américas, ainda porque pelo menos 15 modalidades são classificatórias para Londres/2012 - afirma o diretor de operações do Pan, Ivar Sisniega.
Conforme o secretário geral da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), Reynaldo Gonzalez, os Jogos têm tudo para obter sucesso devido à experiência mexicana em sediar eventos esportivos.
- Nas reuniões com o COPAG, e mesmo com os Chefes de Missão, não temos notado nenhum problema. É um início muito promissor. Esta é a terceira vez que o México sedia os Jogos Pan-americanos. Portanto, o país tem experiência nesse evento. Está tudo funcionando muito bem - relata.
Notícia
Brasil tem terceira maior delegação entre os 5.996 atletas presentes no Pan 2011
Com 519 atletas, país fica atrás somente dos Estados Unidos e do anfitrião México
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: