Quando a bola rolar às 17h de domingo no Antônio David Farina para o confronto com o Veranópolis pelo Gauchão, o Inter contará com Antônio Carlos Zago pela primeira vez na casamata em um jogo oficial. Além do técnico, o time deve ter ao menos dois estreantes em campo: o lateral Uendel e o atacante Roberson. Será a amostra inicial de um novo Inter.
Apesar de a equipe ter deixado a desejar nos dois jogos-treinos já realizados, empatando com o Inter de Lages e perdendo para o Tubarão, o trabalho de Zago já mudou a rotina do grupo colorado. As metodologias que o técnico começou a aplicar durante a pré-temporada conquistaram os jogadores. Nas atividades no CT Parque Gigante, o técnico faz questão de trabalhar a dinâmica de cada setor em separado, dando ênfase à compactação e à transição de bola.
Leia mais
Veranópolis x Inter: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Guia do Gauchão: conheça os 12 times que lutarão pela taça
Com 27 jogadores, Inter divulga primeira lista do Gauchão
As linhas desenhadas no gramado são utilizadas por Zago para criar treinamentos em campo reduzido, realizados em alta intensidade, para aprimorar a velocidade de raciocínio dos atletas na execução de movimentos.
– Tudo aquilo que a gente imaginava e que a gente conversou com o treinador antes de contratá-lo, ele está mostrando neste início de temporada. Os jogadores estão gostando muito das metodologias modernas que ele utiliza – avalia o vice de futebol Roberto Melo.
O esquema tático do Inter de Zago para iniciar o Gauchão, pelas amostras exibidas nesta semana, deve ser o 4-4-2 - embora o técnico também seja adepto do 4-1-4-1. Até por isso, a principal novidade é a formação do quarteto ofensivo.
A reestreia do ídolo D'Alessandro, que retorna de empréstimo do River Plate, dará experiência ao meio-campo. Ao lado do argentino estará o garoto Diego, 22 anos, que subiu ao profissional no ano passado e neste domingo iniciará pela primeira vez como titular.
No ataque, ainda há dúvida. O recém-contratado Roberson, buscado no Juventude, deve começar o jogo. Mas Aylon, vice artilheiro colorado em 2016, com 13 gols, briga pela titularidade com o uruguaio Nico López, contratado por R$ 15 milhões da Udinese no ano passado, que ainda não conseguiu se firmar.
O Veranópolis, que é comandado por Tiago Nunes, 36 anos, o técnico mais jovem do Gauchão, tentará estragar a estreia colorada. Os principais destaques da equipe estão no meio-campo: o experiente volante Eduardinho, 33 anos, e o meia Athos. Os resultados nos amistosos da pré-temporada foram animadores: vitórias sobre Tubarão e Ypiranga, empates com Novo Hamburgo e Passo Fundo, e uma derrota para o Caxias.
O treinador reconhece que a luta para se manter na primeira divisão é a prioridade. Mas, pelas mudanças realizadas pelo Inter, o VEC pretende se aproveitar de um possível desentrosamento colorado.
– A chance de tirar pontos de equipes deste porte aumentam no início da temporada – acredita Nunes.
Veja as caras novas no Inter que inicia o Gauchão:
Antônio Carlos Zago, técnico
Após um grande ano no Juventude, em que levou a equipe de Caxias à final do Gauchão e garantiu o acesso à Série B, Zago chegou ao Beira-Rio com o desafio de devolver o Inter à elite do Brasileirão. Manter a hegemonia estadual com a conquista do hepta será a prioridade nos primeiros meses de trabalho.
Uendel, lateral-esquerdo
Chegou e fardou. Comprado do Corinthians por R$ 3,5 milhões, o lateral preencherá uma lacuna que ficou aberta no Inter durante toda a temporada 2016. Elogiado por Tite, que o comandou na equipe paulista, Uendel, se manter o nível do ano passado, se tornará referência no setor defensivo do time.
Roberson, atacante
É homem de confiança de Zago. No Juventude, foi decisivo no Gauchão 2016, eliminando o Grêmio na semifinal com seus gols, e também foi destaque na campanha de acesso à Série B. Por ter alto conceito com o treinador, parece ter largado em vantagem na briga com Nico López pela titularidade no ataque.
Alemão, lateral-direito
O bom Brasileirão com a camisa do Botafogo despertou a atenção da direção do Inter. No entanto, Alemão precisará superar a concorrência com o veterano Ceará para assumir a titularidade no Beira-Rio. Poderá ganhar oportunidades na Primeira Liga caso Zago utilize uma equipe alternativa para jogar o torneio. Ainda sem ser inscrito no Gauchão, o lateral não estreará contra o Veranópolis.
Neris, zagueiro
Foi o único destaque da defesa do Santa Cruz, que terminou como vice-lanterna do Brasileirão e foi rebaixado à Série B. Seu trunfo é a boa estatura para reforçar o poder de marcação da defesa no jogo aéreo. Enfrentará forte concorrência para se firmar na equipe, já que Eduardo larga na frente na briga pela titularidade.
Klaus, zagueiro
É outro reforço indicado por Zago. Revelação do Juventude no ano passado, brigará por um espaço na equipe com Eduardo, Neris e Paulão. Por ter se destacado sob o comando do treinador, pode assumir a titularidade em breve. Mas terá de confirmar nos treinos no CT Parque Gigante que está pronto.
Novo time
Estreantes e volta de D'Alessandro: o que esperar do Inter de Zago
Equipe colorada estreia no Gauchão neste domingo contra o Veranópolis
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project