Argel Fucks não é o dono das melhores campanhas como treinador, mas tem um importante título no currículo como jogador e vestindo a camisa colorada. Ex-zagueiro, Argel fazia parte do grupo do Inter na campanha do título da Copa do Brasil em 1992. Ainda pelo colorado, Fucks conquistou dois títulos no Campeonato Gaúcho - em 1992 e 1994.
Reunião em Florianópolis tem êxito e Argel Fucks é o novo técnico do Inter
Como treinador, Argel tem fama explosiva e inúmeras discussões com jogadores e profissionais da imprensa. Seu trabalho de maior expressão foi justamente com o Figueirense. Tendo em sua trajetória apenas um título: o Campeonato Catarinense de 2015, que, no entanto, está sob judice e aguarda julgamento do STJD nesta sexta-feira.
Ao todo, o novo técnico do Inter tem passagens em 17 clubes diferentes no Brasil. Como jogador, Argel tem 252 jogos profissionais e marcou 14 gols.
Explosivo e estudioso: o perfil de Argel, novo técnico do Inter
Confira a trajetória do novo técnico colorado:
COMO JOGADOR
Como zagueiro, Argel iniciou sua carreira no Inter em 1992. Vestindo a camisa colorada, Fucks conquistou dois campeonatos gaúchos - 1992 e 1994 - e a Copa do Brasil em 1992. No Rio Grande do Sul, além do clube colorado, Argel também atuou pela Ulbra em 2006.
No Brasil, atuou em grandes clubes como o Santos, Cruzeiro e foi destaque do Palmeiras no vice-campeonato da Libertadores da América em 2000.
Fora do país, o Fucks vestiu a camisa do Benfica-POR, do Porto-POR, do Racing Santander-ESP e do Tokyo Verdy-JAP. Seu último clube foi o Hangzhou Greentown, da China.
Pelo Porto, o ex-zagueiro conquistou um Campeonato Português em 98/99 e uma Taça Portugal em 99/00. Seus últimos títulos como jogador foram pelo Benfica, conquistando também uma Taça Portugal em 03/04 e um Campeonato Português 04/05.
Negociação do Inter com Argel ocorre em duas frentes: Porto Alegre e Santa Catarina
COMO TREINADOR
Após se aposentar em 2007, seu primeiro trabalho como treinador foi no Mogi Mirim em 2008, onde levou o clube à elite do Campeonato Paulista.
Em 2009, Fucks comandandou três clubes: Campinense, Caxias e Americana. No Caxias, a derrota na final do Gaúchão ficou marcada negativamente na carreira do comandante. O clube da Serra perdeu o título justamente para o Inter com uma goleada histórica: 8 a 1, no Estádio Beira-Rio.
Em janeiro de 2010, Argel assume o comando do São José-RS e em meio às semifinais do segundo turno do Campeonato Gaúcho, foi a Santa Catarina acertar com o Criciúma. No dia 9 de abril, já há um mês no clube catarinense, Argel se despediu do comando da equipe em uma coletiva e voltou a Porto Alegre para comandar o time gaúcho.
Em 2011, foi anunciado como novo técnico do Guarani de Campinas para a temporada de 2011, mas pediu demissão após sofrer uma goleada de 5 a 0 do PAEC. Treinou também o Botafogo-SP antes de retornar ao Caxias para a disputa da Série C. Em setembro de 2011, se desligou do Caxias e assumiu o Brasiliense. Em novembro, foi anunciado como treinador do Oeste. Mas deixou o cargo em dezembro sem sequer assumir o time, o que deixou a direção do clube irritada.
Em 2012, Argel passou a temporada em Santa Catarina. Primeiro assumiu o Joinville e mesmo com bons resultados, deixou o clube para comandar o Figueirense. Após uma sequência ruim, Argel é demitido do clube catarinense e encerrou o ano no Avaí.
No ano de 2013, Argel foi contratado pelo Red Bull Brasil, time da Série A2 do Campeonato Paulista. Logo após foi contratatado pelo América de Natal, sendo demitido após pouco mais de um mês, com duas vitórias em oito rodadas. Em setembro, foi confirmado como novo técnico do Criciúma para o restante da disputa do Campeonato Brasileiro.
Em 2014, Argel assumiu o comando da Portuguesa em fevereiro. Após os maus resultados da equipe no início da Série B, pediu demissão em maio.
Em julho de 2014, foi contratado pelo Figueirense. No clube, o técnico conquistou seu primeiro e único título como treinador, até o momento: o Campeonato Catarinense 2015. Completou um ano no clube em agosto e tinha, no Figueira, a sua melhor campanha na carreira.
Wianey Carlet: D'Ale já não suporta o calendário estressante do futebol brasileiro
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
Android
*ZHESPORTES
Trajetória
Com rápidas passagens pelo Brasil, Argel Fucks tem apenas um título como técnico
Confira a trajetória do novo treinador do Internacional
GZH faz parte do The Trust Project