Com um gol de Dátolo no primeiro tempo, e outro de Damião no segundo, o Inter venceu o Santa Cruz por 2 a 1 na noite deste sábado, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, e assume, provisoriamente, a liderança do Grupo 1 da Taça Farroupilha do Gauchão 2012. A atuação da equipe chamou a atenção pela marcação sob pressão e pela busca constante pelo gol. E uma preocupação: aos 10 minutos, D'Alessandro deixou o campo com fortes dores devido a um problema muscular na coxa esquerda. Ele foi substituído por Dátolo, o melhor em campo.
GALERIA: Confira imagens da partida disputada na noite deste sábado
Primeiro tempo
Diferentemente do que aconteceu quarta-feira na Vila Belmiro, o Inter partiu para cima do adversário. Agrediu. Marcou. Pressionou desde o início. E, assim, deu poucas chances para o Santa Cruz, que chegou com perigo apenas duas vezes: a primeira, aos 32 minutos, após cobrança de falta do lateral Tiago Ranow. A segunda, aos 45, em chute forte e de longa distância de Roberto Jacaré. No mais, só deu Inter.
Logo aos dois minutos, Kleber tocou para Damião, que fez boa jogada e tocou para D'Alessandro. No lado esquerdo da área, o meia chutou forte para boa defesa de Wender. Na sequência, o goleiro saiu jogando errado e entregou a bola nos pés de Oscar. Ele tocou para Damião, que escorou para Guiñazu. O volante arriscou o chute, mas a bola passou sobre o gol.
O Inter seguiu na pressão e na marcação forte. Na verdade, ambos marcavam forte. Tanto que aos seis minutos Leandro Damião desferiu um chute desnecessário - passível de expulsão - e acabou punido com cartão amarelo. Na sequência, o atacante Creedence, do Santa Cruz, também recebeu amarelo por falta dura em Oscar. Aos 10 minutos, o inesperado: D'Alessandro sente o músculo da coxa e cai no gramado. Sem conseguir suportar as dores, deixa o campo para a entrada de Dátolo, que mudaria a história do primeiro tempo.
Com Tinga assumindo a braçadeira de capitão no lugar de D'Alessandro, Dátolo tomou conta do meio ofensivo do time. Três minutos depois de entrar, fez boa jogada com Nei pela direita. O lateral passou para Damião, que chutou forte, mas a bola desviou na zaga e sobrou limpa para o goleiro. Aos 15 minutos, deu bom passe para Damião chutar e, em seguida, participa de tabela com Kleber, que sofre falta. Oscar cobra, mas a bola explode na barreira.
Aos 18 minutos, a marcação sob pressão e as boas trocas de passes resultaram em gol. De Dátolo. O Inter recuperou a bola no campo de defesa e partiu para mais uma tentativa. Na entrada da área, à esquerda, Dátolo recebeu passe e arriscou o chute. O goleiro se esticou mas não conseguiu defender. A bola bateu nas mãos de Wender e entrou no canto esquerdo: 1 a 0 para o Inter.
O gol atiçou mais ainda o time de Dorival Júnior, tanto que aos 21, 23, 26 e 29 minutos, quatro jogadas mostraram um Inter seguro em campo. Na primeira, Oscar driblou pela esquerda e cruzou para Dagoberto, que cabeceou sem força. Na segunda, Nei fez ótima tabela com Tinga, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Damião. Sem conclusão. Na terceira, novamente Nei recebeu na linha de fundo e cruzou. E na quarta, Tinga, Dátolo e Guiñazu trocaram passes. Dagoberto recebeu na área mas não conseguiu chutar.
Segundo tempo
As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas equipes que terminaram a primeira etapa. E com o mesmo ritmo. Marcando, pressionando e buscando matar o jogo, o Inter seguiu atacando. Na luta pelo empate e pela reação, o Santa Cruz tratou de arriscar nos chutes de longa distância e nos cruzamentos por meio de jogadas pelas pontas. Com pouco sucesso.
Logo aos dois e aos cinco minutos, o Inter atacou em dois contra-ataques. No primeiro, Guiñazu lançou Dagoberto pela esquerda, mas o atacante perdeu a bola ao adiantá-la demais. No segundo, Índio arrancou e passou para Dátolo, que tabelou com Dagoberto e passou para Oscar. O garoto arriscou o chute, a bola sobrou para Damião, mas a zaga do Santa Cruz asfastou.
Se aos seis minutos o Santa Cruz quase empatou em um chute de Uilliam que Muriel espalmou para escanteio, o Inter ampliou dois minutos depois com Leandro Damião. E com um golaço. O centroavante recebeu passe na intermediária e arriscou o chute. Forte, a bola encobriu o goleiro Wender e morreu no fundo da rede do Santa Cruz: 2 a 0 para o Inter.
Um minuto depois, foi a vez do Santa Cruz também marcar um golaço. O lateral-esquerdo Márcio Goiano recebeu passe na intermediária de ataque, pela esquerda, e avançou. Desferiu um chute potente, sem chances para Muriel, no ângulo direito do goleiro colorado, e descontou para o time do Interior.
A partir daí, o Santa Cruz buscou o empate de maneira tímida, sem grande perigo, mas mostrando esforço e dignidade. No Inter, destacaram-se as tabelas entre Dátolo e Dagoberto, principalmente, uma vez que em três oportunidades esses dois jogadores adentraram na área adversária trocando passes e fazendo grandes jogadas. Oscar e Damião, presentes, também participaram de algumas delas.
Já no fim, aos 35 minutos, Jô e João Paulo entraram nos lugares de Dagoberto e Oscar, respectivamente. Pouco produziram. Mais prenderam a bola no campo de ataque do que propriamente arriscaram jogadas, apesar do evidente cansaço do Santa Cruz - e do próprio Inter. Experiente, o time colorado segurou a bola no campo de ataque e trocou passes até o árbitro Jean Pierre Gonçalves terminar a partida. Fim de papo. Fim de Gauchão. A partir de agora, o pensamento volta para a Libertadores, já que às 22h de terça-feira, no Beira-Rio, o Inter recebe o The Strongest, da Bolívia, pelo Grupo 1.
Ficha técnica
Santa Cruz - 1
Wender; Tiago Ranow, Mimica, Robinho e Márcio Goiano (Cristiano); Teda, João Neto, Uilliam e Roberto Jacaré (Ximbica); Leonardo e Creedence. Técnico: Edson Porto.
Inter - 2
Muriel; Nei, Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Tinga, Oscar (João Paulo) e D'Alessandro (Dátolo); Dagoberto (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
GOLS: Dátolo, aos 18 minutos do 1º tempo e Damião, aos 8 minutos do 2º tempo, para o Inter; Márcio Goiano, aos 9 minutos do 2º tempo, para o Santa Cruz.
Cartões amarelos: Leandro Damião (Inter); Creedence, Uilliam e Mimica (Santa Cruz)
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves, auxiliado por Alexandre Kleiniche e Paulo Ricardo Conceição.
Recuperação
Com gols de Dátolo e Damião, Inter vence o Santa Cruz por 2 a 1 nos Plátanos
Equipe de Dorival Júnior marcou sob pressão e buscou o gol durante toda a partida
GZH faz parte do The Trust Project