
Foram nove os reforços trazidos pelo Grêmio nesta temporada. O mais ilustre de todos, sem dúvidas, foi o equatoriano Miller Bolaños, comprado por R$ 20 milhões do Emelec. Apostas como Kadu e Wallace Oliveira não deram o resultado esperado. Mas outras como Edílson e Wallace já se firmaram como titulares na equipe de Roger. Na avaliação do vice de futebol Alberto Guerra, a dupla ainda dará muitas alegrias aos torcedores.
– O Edílson foi um tiro certeiro, talvez seja o melhor lateral em atividade no país. O Wallace só atuou um jogo, mas demonstrou segurança e calma, tudo que se espera de um zagueiro – avalia.
Leia mais
Comparado a Paulo Isidoro, Negueba é apresentado no Grêmio
Com enxaqueca, zagueiro Wallace é poupado de treino no Grêmio
Presidente do Corinthians afirma: "Cássio não está à venda"
O dirigente entende que a janela de transferências, que se abrirá em 20 de junho, poderá modificar a fotografia do grupo. O volante Walace, o atacante Luan e o goleiro Marcelo Grohe despertam a cobiça de clubes europeus. Mas ainda não há proposta formal na mesa pelo trio. De qualquer forma, Guerra garante que a qualidade do grupo de Roger será mantida.
– A gente espera que a fotografia não mude por saídas. Mas, no pior cenário, buscaremos as reposições necessárias – garante.
Veja a avaliação dos nove reforços contratados pelo Grêmio neste ano:
Aprovou
Edílson (lateral) - Foram só cinco jogos. Mas o suficiente para Edílson aprovar em seu retorno ao clube. O lateral-direito demonstra habilidade e maturidade no sistema defensivo de Roger Machado. Além disso, também se arrisca no ataque - até já fez seu primeiro gol. Outro destaque fica por conta dos cruzamentos e também por sua capacidade de marcação.
Bolaños (atacante) - Seus primeiros jogos empolgaram a torcida. Mas as duas fraturas na mandíbula, sofridas no último Gre-Nal, atrapalharam sua trajetória de crescimento no clube. Ainda assim, após seu retorno, teve boas atuações, como contra o Corinthians, na estreia do Brasileirão. O Grêmio confia que o atacante possa deslanchar após a participação na Copa América.
Em análise
Wallace (zagueiro) - Em sua estreia, contra a Ponte Preta, demonstrou segurança e liderança ao formar dupla com Geromel na zaga. A amostra ainda é pequena, mas agradou aos torcedores que estiveram na Arena no último domingo. A expectativa é de que o zagueiro buscado no Flamengo possa resolver o problema que Roger tinha desde a saída de Erazo no início do ano.
Fred (zagueiro) - Tem uma trajetória de altos e baixos com a camisa do Grêmio. Estreou contra o Toluca, na altitude mexicana, e sofreu para conter as jogadas de bola aérea. Ao lado de Geromel, ainda não repetiu o desempenho demonstrado com a camisa do Goiás no ano passado. Mas seus gols de falta, como o que fez contra o San Lorenzo na Arena, são importantes.
Reprovou
Wallace Oliveira (lateral) - Praticamente não disse a que veio. Chegou cercado de expectativa, vindo de empréstimo do Chelsea, da Inglaterra. No entanto, pouco contribuiu para a equipe de Roger Machado. Nas partidas em que atuou, teve fraco rendimento. Pouco afeito à marcação, compromete defensivamente. E não repetiu o desempenho ofensivo dos tempos de Fluminense.
Kadu (zagueiro) - Nem bem chegou, já foi embora. Sua trajetória na equipe de Roger durou apenas cinco jogos. O cartão de visitas foi um gol contra em sua estreia no amistoso frente ao Danubio. Falhas defensivas contra o São José, pelo Gauchão, despertaram a ira da torcida e o fizeram perder espaço no grupo gremista. Assim, foi emprestado à Ponte Preta.
Henrique Almeida (atacante) - Anunciado após um "chapéu" no Inter, que também negociava sua contratação, o centroavante pouco fez em campo. Em 17 jogos, foram só dois gols. Passou mais tempo no departamento médico do que em campo – jogou 447 minutos com a camisa tricolor –, já que sofreu lesões musculares e também foi acometido por caxumba.
Nem estreou
Negueba (atacante) - Depois de marcar um gol sobre o Corinthians no domingo, ainda vestindo a camisa do Coritiba, o atacante deve iniciar os treinos no CT Luiz Carvalho hoje. São remotas as chances de que tenha condição de jogo para encarar o Fluminense amanhã. A promessa é de que Negueba acrescente velocidade e capacidade de drible ao time de Roger Machado.
Douglas (goleiro) - Contratado para ser terceira opção para a posição no elenco de Roger, ainda não atuou pela equipe. Demonstrou muita dedicação nos treinos, se destacando durante o período de treinos do grupo em Quito, no Equador, antes do jogo contra a LDU pela Libertadores. Mas está afastado dos trabalhos com o plantel por conta de uma lesão muscular.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES