A Espanha foi a primeira seleção a garantir classificação para a fase de quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Na madrugada deste sábado (5), venceu a Suíça com facilidade, pelo placar de 5 a 1, no Estádio Eden Park, em Auckland. A adversária da próxima fase sairá do confronto de Holanda e África do Sul.
Depois da derrota por 4 a 0 para o Japão, na última rodada da fase de grupos, as espanholas recuperaram seu futebol eficaz e imponente. O técnico espanhol Jorge Vilda deixou a estrela Alexia Putellas no banco e apostou numa formação com três atacantes, incluindo Alba Redondo e Esther González como titulares, junto com Salma Paralluelo, que deu início à jogada do primeiro gol da Espanha.
O placar foi aberto logo aos 5 minutos de partida com a conclusão de Aitana Bonmatí, um dos destaques da partida. Seis minutos depois, a Suíça chegou ao empate em uma situação inesperada. Laia Codina, zagueira da Espanha, foi fazer um recuo, mas a goleira Cata Coll está adiantada e não conseguiu impedir o gol. Para o alívio das espanholas, Alba Redondo cabeceou na área e fez 2 a 1, aos 17 minutos, após um cruzamento de Ona Batlle desviado por Bonmatí.
A mesma Aitana Bonmatí voltou a brilhar e balançou as redes, pela segunda vez, aos 36 minutos. Após o cruzamento do lado esquerdo, a defesa afastou mal, a camisa 6 ficou com o sobra e bateu de pé esquerdo, com estilo, para ampliar a vantagem.
Já aos 45 minutos do primeiro tempo, Codina se redimiu do gol contra. Após a cobrança de escanteio, no bate-rebate dentro da pequena área, ela conseguiu a finalização e marcou o quarto gol da Espanha. Na etapa final, ainda deu tempo para que Jennifer Hermoso fechasse a goleada por 5 a 1.
Com a vaga confirmada, a Espanha já garantiu o melhor desempenho em três participações. Esta é a primeira vez em que consegue a classificação para às quartas de final. Ainda neste sábado, Holanda e África do Sul entram em campo às 23h (horário de Brasília) para definir que irá enfrentar as espanholas.