A Espanha foi surpreendida pela forte e organizada seleção do Marrocos, que venceu a equipe de Luis Enrique nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal e prorrogação. A primeira seleção africana a passar da fase de grupos da Copa do Mundo, lá em 1986, agora chega na sua primeira quartas de final, muito por conta de seu comandante.
Walid Regragui, 47 anos, é um francês com dupla nacionalidade marroquina. Ele assumiu a seleção atual no última dia de agosto deste ano. Em sete partidas sob o comando de Marrocos, Regragui não perdeu nenhum jogo. Foram cinco vitórias e dois empates.
Ao todo, são nove gols marcados contra apenas um sofrido. Na Copa, estreou com um empate em 0 a 0 com a Croácia. Depois, venceu a Bélgica, por 2 a 0, e fechou a primeira fase derrotando o Canadá, pelo placar de 2 a 1.
Antes de ser contratado pela sensação da Copa, o ex-lateral direito trabalhou na comissão técnica da seleção entre 2012 e 2013. Depois, assumiu o FUS Rabat, que joga na primeira divisão marroquina, time em que ficou cerca de seis anos.
Em 2020, o técnico se transferiu para o Al-Duhail, do Catar, mas não cumpriu nem uma temporada de contrato pelo clube. No mesmo ano, retornou ao Marrocos para assumir o Wydad Casablanca, até julho de 2022, um mês antes de ser anunciado pela seleção.
Marrocos sob comando de Walid Regragui
- Marrocos 2x0 Chile - amistoso
- Marrocos 0x0 Paraguai - amistoso
- Marrocos 3x0 Geórgia - amistoso
- Marrocos 0x0 Croácia - Copa do Mundo
- Marrocos 2x0 Bélgica - Copa do Mundo
- Marrocos 2x1 Canadá - Copa do Mundo
- Marrocos 0x0 Espanha (3x0 nos pênaltis) - Copa do Mundo