A Seleção Brasileira vai finalizar a fase de grupos contra a já conhecida Camarões, na sexta-feira (2). Será a terceira vez que as duas equipes se enfrentam pela Copa do Mundo, e uma vitória simples para os pentacampeões garante 100% de aproveitamento no histórico de embate contra os camaroneses em Mundiais.
O primeiro duelo entre as seleções ocorreu em 1994, com uma goleada brasileira por 3 a 0. Romário, Márcio Santos e Bebeto balançaram a rede da equipe que surpreendeu a todos na Copa anterior, em 1990, quando alcançou as quartas de final, mas acabou eliminada na fase de grupos da edição disputada nos Estados Unidos.
Na Copa de 2014, em Brasília, Brasil e Camarões também fecharam a fase de grupos. Com dois gols de Neymar, um de Fred e um de Fernandinho, a Seleção venceu por 4 a 1.
Se a história da partida se repetir, o time de Tite e cia carimba a primeira colocação do Grupo G da Copa do Mundo no Catar. Um empate também é o suficiente para confirmar a posição.
Para avançar, Camarões precisa vencer o Brasil e torcer para a Sérvia não ganhar da Suíça. Se vencer, e os sérvios também, dependerá do saldo (-1 a -2, respectivamente).
Outros confrontos
No total, brasileiros e camaroneses se enfrentaram em sete oportunidades. Tirando as duas partidas em Copas, as seleções jogaram dois jogos pela Copa das Confederações. Em 2001, na fase de grupos, o Brasil venceu por 2 a 0. Porém, em 2003, Camarões conquistou uma vitória em cima da Seleção Brasileira por 1 a 0.
O triunfo mais emblemático de Camarões sobre o Brasil foi nas quartas de final das Olimpíadas de 2000, quando os africanos eliminaram a seleção olímpica na prorrogação, por 2 a 1. Na ocasião, a equipe de Samuel Eto'o levou o ouro em cima da Espanha.
Em amistosos, o Brasil leva vantagem e têm 100% de aproveitamento em dois jogos contra Camarões.