Uma das principais dúvidas entre os convocados da Seleção Brasileira, Daniel Alves foi anunciado como um dos 26 jogadores que representarão o Brasil no Catar. O chamado do lateral, que está há alguns meses sem jogar, era visto com ressalvas, mas foi confirmado por Tite na tarde desta segunda-feira (7).
Durante entrevista no Rio, após o anúncio da lista de convocados, o treinador da Seleção defendeu a presença do jogador de 39 anos no grupo que vai ao Catar. Questionado sobre o critério para a convocação do lateral, Tite disse utilizar a mesma régua para todos os atletas.
— O critério do Daniel Alves é o critério de todos, que premia a qualidade técnica individual, o aspecto físico e o aspecto mental — disse, sem entrar em maiores detalhes.
Depois, ao ser questionado diretamente sobre as qualidades de Alves, o professor citou a capacidade de articulação de jogo, que vê como uma necessidade do grupo, e reverenciou a liderança exercida pelo lateral, veterano na Seleção.
— Na medida em que se tem pontas, tu não não vais ter lateral ofensivo, vais ter lateral construtor. E a qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante. Qualidade técnica individual para ele ser um articulador, um organizador. Essa é a função dele, é isso que ele pode nos proporcionar, entre outras virtudes, como a liderança — afirmou Tite, sendo completado pelo auxiliar Cesar Sampaio:
— O Dani é um cara fantástico. O quanto ele é comprometido com o novo, se mobiliza e mobiliza o entorno. É um cara que tenho como referência entre aqueles que convivi como atleta e agora como gestor. É técnico e importantíssimo para o momento. Eu também tive a dúvida que a maioria de vocês teve, pelo nível de exigência do campeonato que vinha disputando, e ele mais uma vez me surpreendeu. Estou muito confiante daquilo que não só o Dani, mas todos os nomes aqui podem nos trazer em termos de entrega.
Quanto à condição física de Daniel Alves, a equipe de Tite garantiu que o jogador vive uma boa fase. Vale lembrar que o jogador deixou de ser convocado em setembro, por problemas de condicionamento, e atualmente treina na equipe B do Barcelona, longe dos jogos oficiais.
O preparador físico da Seleção, Fábio Mahseredjian, confirmou que Alves enfrentava problemas de "força e potência" à época, mas que já foram superados. Conforme Mahseredjian, a equipe técnica acompanhou treinos do lateral e teve acesso aos dados de desempenho dele, o que contribuiu para a decisão final de convocá-lo ao Catar.
— O Dani não veio na convocação de setembro devido a problemas físicos diagnosticados pelo Guilherme, nosso fisiologista, e o Cesar Sampaio. Pelos olhos deles, ele estava com baixos níveis de potência e força. Falamos isso com ele antes da data da convocação, e dissemos abertamente: "Você precisa melhorar seus níveis de força e potência". Lembro muito bem que ele disse que missão dada era missão cumprida, e seria cumprida. Fomos a Barcelona, observamos dois dias de treinamento dele lá e ele mostrou grande evolução nesse quesito de força e potência — lembrou Fábio Mahseredjian, para completar:
— O Dani Alves de hoje, que está treinando na equipe B do Barcelona desde o dia 12 de outubro, é o mesmo Dani Alves que veio conosco todo ano de 2022 e que esteve nas Olimpíadas de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto a participar da Seleção Brasileira. Essa é a nossa conclusão.