O Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, São Paulo, promete ser um dos melhores da temporada. Por ser um circuito rápido e com muitas possibilidades de ultrapassagem, as chances de vencedores são diversas, ainda mais com previsão de chuva para o fim de semana.
Ao todo, sete pilotos, por quatro equipes diferentes, conseguiram vitórias na atual temporada da F1. O início foi de amplo domínio de Max Verstappen, da Red Bull, que segue como líder do campeonato mundial, com 47 pontos de vantagem. São sete vitórias do tricampeão mundial. Contudo, o holandês não vence há 10 provas.
Apesar do bom desempenho de Verstappen, seu companheiro Sergio Pérez afunda a Red Bull na disputa pelo mundial de construtores. A McLaren, com cinco vitórias conquistadas, é a escuderia líder na tabela, 29 pontos a frente da Ferrari, que também tem cinco triunfos.
A equipe britânica conseguiu ter mais regularidade ao longo das 20 etapas já disputadas. Lando Norris venceu três vezes e está em segundo no mundial de pilotos, enquanto Oscar Piastri teve as duas primeiras vitórias na carreira em 2024.
Já a escuderia italiana conseguiu desempenhar em pistas específicas, como Mônaco e Monza, onde Charles Leclerc venceu, e na Austrália, em que Carlos Sainz foi o primeiro e o monegasco completou a dobradinha. Nas duas últimas etapas, nos Estados Unidos e México, a Ferrari venceu com Leclerc e Sainz, respectivamente.
Ainda há a Mercedes, com três vitórias na temporada, sendo duas de Lewis Hamilton, que está em sua temporada de despedida da equipe alemã, e uma de George Russell. O desempenho da Mercedes em Interlagos é positivo nos últimos anos, com vitórias em 2021 e 2022.
A Ferrari chega em alta para o GP do Brasil por conta dos bons resultados recentes, apesar de não vencer em Interlagos desde 2017. A McLaren vem logo atrás por ser o carro mais regular, e pelo fato de Norrris precisar somar pontos para seguir vivo no campeonato.
A Mercedes está mais em baixa nas últimas corridas, mas o retrospecto recente em São Paulo pode fazer a diferença, ainda mais com a torcida brasileira ao lado de Hamilton. Por fim, a Red Bull está em baixa, pela falta de vitórias de Verstappen e pelos resultados ruins de Pérez durante a temporada.