Alunos e professores da Universidade Feevale terão acesso, a partir desta quarta-feira (8), a uma nova plataforma de aprendizagem totalmente digital. A novidade é resultado de uma parceria com a empresa +A Educação, que oferece soluções de tecnologia e conteúdo. A instituição tem cerca de 10 mil alunos de graduação e pós-graduação.
Entre os conteúdos da plataforma, estão, por exemplo, os simuladores de realidade virtual, que serão utilizados pelos estudantes das áreas de Engenharia e Saúde. Com os laboratórios virtuais, os alunos vão poder experimentar as atividades antes mesmo de vivenciá-las no "mundo físico". Um conjunto de objetos 3D, em realidade aumentada, também estará disponível. O acesso é simples: login e senha, como se fosse um aplicativo.
Os professores estão recebendo treinamento desde novembro do ano passado. Todos os cursos de educação a distância (EAD) da Feevale já estão na nova plataforma.
Segundo o reitor Cleber Prodanov, a plataforma (que já está sendo chamada de Feevale+) oferece possibilidade de crescimento e avanço para a comunidade escolar, que terá acesso a novas tecnologias e metodologias de ensino e aprendizagem.
— É uma ferramenta inovadora, que pode ser acessada a qualquer momento, de qualquer lugar, pelos alunos e pelos professores. A plataforma já oferece uma variedade enorme de conteúdos qualificados e interativos, mas os nossos professores podem incluir conteúdos próprios, como aulas, exercícios, textos, vídeos, infográficos que já foram ou serão utilizados nos cursos. Então, a plataforma vai crescendo e ficando cada vez mais rica. É uma tecnologia de ponta para deixar nossos estudantes ainda mais preparados para o mercado de trabalho — explica o reitor.
O investimento é de grande porte, segundo o reitor, e está dentro da ampliação do ambiente de inovação da Feevale, mas o valor não foi divulgado. De acordo com o executivo e presidente do conselho da + A Educação, Celso Kiperman, a Feevale será pioneira na utilização de uma solução integrada de aprendizagem.
— A plataforma tem um conteúdo muito enriquecido, com aprendizagem em 3D, realidade virtual, realidade aumentada, enfim, recursos que uma universidade não costuma ter. Melhora o processo de aprendizagem e também de ensino porque aumenta o engajamento tanto de alunos quanto de professores.
A empresa + A Educação é gaúcha, com sede no Quarto Distrito, em Porto Alegre, e tem reconhecimento nacional na área de novas tecnologias.