Profissionais e empresas do ramo de marketing e vendas do Rio Grande do Sul se reuniram, na noite desta quinta-feira (24), em Porto Alegre, para celebrar a edição 2024 do prêmio TOP de Mkt. Promovido há mais de 40 anos pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), esse é o principal reconhecimento do setor no Estado.
Além de homenagear destaques da área, a honraria busca identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas, desenvolvidas por instituições de diferentes segmentos. O evento foi realizado no teatro do Bourbon Country.
Inclusão, diversidade, resiliência, reconstrução e importância de expandir a força e qualidade do Estado para o país e o mundo por meio da comunicação ditaram o clima do evento, que contou com troca de experiências e cases de sucesso.
A atual edição é marcada por recorde de cases inscritos, com 116. Além disso, são 60 empresas inscritas, 65 cases finalistas e 30 categorias.
Com tom de retomada e celebrando a reabertura do aeroporto Salgado Filho, nesta semana, o presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado, abriu a festividade citando a necessidade de o Estado voltar a ser um case de sucesso. Os exemplos trazidos pelos premiados e presentes na noite podem servir de inspiração nesse movimento, segundo o executivo:
— Isso tem de ocorrer para que possamos, como sociedade e como ambiente empresarial, nos vender mais e melhor para o país e para o mundo. Nós, gaúchos, precisamos todos, urgentemente, de novos cases de sucesso. Cases de sucesso como os representados há quatro décadas no Top de Marketing da ADVB e também representados na noite de hoje.
Os comunicadores Carol Sanches e Marcos Matos fizeram a dupla de apresentação do evento, com tom descontraído e informativo, mesclando momentos de interação com a plateia, que respondia com a mesma leveza.
A pluralidade e a integração também foram temas reforçados durante a cerimônia. Karine Battisti, vice-presidente de Marketing da ADVB/RS, afirmou que a organização, neste ano, está com uma série de iniciativas em diversidade e inclusão, temas que passam a ter mais atenção dentro do TOP de Mkt.
Um dos símbolos desse avanço é a criação da categoria TOP Inclusão à Diversidade, vencida pela Som da Luz Tecnologias de Inclusão, organização com foco em tecnologias de acessibilidade.
Personalidade de Marketing
O prêmio de Personalidade de Marketing e Vendas ADVB/RS, um dos principais da noite, foi concedido a CEO da rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan Poltronieri. No palco, a empresária lembrou os desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos e destacou a força de recuperação das cadeias ligadas ao turismo. Gabriela afirmou que a honraria é um estímulo a todas as companhias desse ecossistema:
— Este reconhecimento é muito mais do que o título. É um reflexo da força de um setor que carrega na sua essência a hospitalidade. Especialmente em momentos como os que tivemos recentemente, com as enchentes no Estado do Rio Grande do Sul e os desafios impostos pela pandemia. Turismo e eventos não são apenas motores econômicos. São fontes que ligam histórias e cultura.
O Grupo RBS foi finalista nas categorias Esportes, Marketing de Conteúdo, Agências e Consultorias e Marketing de Influência. A empresa saiu com o primeiro lugar em Marketing de Conteúdo, com o case do Planeta Atlântida.
A diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS e head do Planeta Atlântida, Caroline Torma, afirmou que o número recorde de inscritos no evento deste ano mostra a mobilização do setor pela reconstrução do Estado. Sobre a participação do Grupo RBS entre os finalistas e premiação, Caroline citou a importância da união para crescer juntos:
— É super importante, não só a gente concorrer, obviamente gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido, mas especialmente ver quantos clientes nossos estão aqui hoje com campanhas, projetos em que a gente participou. A RBS como parceira quer realmente impulsionar os negócios de todos e não só os nossos.
Após o encerramento do evento, os participantes aproveitaram a pista de dança ao som da DJ Aline Bello, que animou a noite com clássicos da música pop brasileira e mixagens com diversos estilos de som.
Além dos prêmios regulares, foram concedidas distinções aos três cases mais bem avaliados entre todos os finalistas. A Som da Luz Tecnologias de Inclusão levou o terceiro troféu da noite ao vencer na categoria ouro nesse top 3.
Confira os vencedores desta edição:
Agências e Consultorias
- Sun Business | Branding
Agro
- Cooperativa Santa Clara
Bebidas
- Cooperativa Vinícola Aurora
Branding
- Mercado Brasco
Comunicação Integrada
- Unisinos — Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Construção Civil
- Construtora Jobim
Cultura — Troféu Eva Sopher
- Som da Luz Tecnologias de Inclusão
Educação
- Univates
Endomarketing
- Instituto do Câncer Infantil
Entidades e Associações
- Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)
Esportes
- 040 Assessoria Esportiva
Eventos
- Construtora Jobim
Financeiro
- Unicred Premium
Imobiliário
- Melnick Arcadia Urbanizadora
Indústria
- Fibermeyer
Iniciativas em ESG
- Granjas 4 Irmãos
Inteligência de Mercado
- Granjas 4 Irmãos
Marketing de Conteúdo
- Planeta Atlântida
Marketing de Influência
- HECTOR STUDIOS
Marketing Digital
- Cooperativa Vinícola Aurora
Mídias Sociais
- Cooperativa Vinícola Aurora
Moda
- 2nd Chance
Saúde
- Instituto do Câncer Infantil
Tecnologia
- Viação Ouro e Prata
TOP Atitude Solidária — Troféu Maria Elena Johannpeter
- Hospital Moinhos de Vento
TOP Inclusão à Diversidade
- Som da Luz Tecnologias de Inclusão
TOP Iniciativas Empreendedoras
- Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Trade Marketing
- Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Transformação Digital
- Universidade La Salle
Transporte e Logística
- Viação Ouro e Prata
Distinções
Ouro
TOP Inclusão à Diversidade
- Som da Luz Tecnologias de Inclusão
Prata
Transporte e Logística
- Viação Ouro e Prata
Bronze
TOP Atitude Solidária — Troféu Maria Elena Johannpeter
- Hospital Moinhos de Vento