![Ministério de Minas e Energia / Saulo Cruz Ministério de Minas e Energia / Saulo Cruz](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35666932.jpg?w=700)
O conselho de administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (14), o nome de José Mauro Ferreira Coelho para presidir a estatal. Ele substitui o general Joaquim Silva e Luna, que deixou o cargo no final de março.
Em nota, a Petrobras informou que a cerimônia de posse do novo presidente ocorrerá às 15h desta quinta. O nome dele foi indicado pelo governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME).
Coelho já havia sido eleito, na noite desta quarta-feira (13), para o Conselho de Administração da Petrobras, durante uma longa e tumultuada Assembleia Geral Ordinária (AGO). Sua eleição para o conselho fazia parte do rito de aprovação de um novo presidente executivo da empresa. O Conselho de Administração da Petrobras tem 11 integrantes.
Coelho presidiu o Conselho de Administração da PPSA, estatal responsável por negociar a parte da União na exploração do pré-sal, e foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME de abril de 2020 a outubro de 2021. Antes, atuou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo planejamento do setor elétrico, sendo seu último posto o de diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
O executivo é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).