Um dos primeiros shoppings da Capital a ser reaberto após novo decreto da prefeitura flexibilizar o funcionamento do comércio, o Bourbon Wallig, na Zona Norte, registrou movimento intenso de consumidores nesta quinta-feira (21). Com máscaras, acesso a uma ampla disponibilidade de álcool gel ao longo do estabelecimento e submetidos a exame rápido de febre nas entradas para detectar sintomas do coronavírus, os consumidores demonstravam tranquilidade para olhar as vitrines e fazer compras.
Boa parte das lojas estava aberta, mas muitas delas ainda faziam os últimos ajustes antes de receber clientes — trocavam peças do mostruário, se adequavam às normas sanitárias e colocavam etiquetas promocionais na área de exposição.
Na parte externa, uma fila de consumidores se formou no início da tarde na entrada pela Avenida Assis Brasil, aguardando medição da febre com termômetro infravermelho. Com demarcação no piso e orientação de seguranças, era respeitado o distanciamento de pelo menos dois metros entre os consumidores.
Para atender os clientes, o shopping adotou medidas de prevenção. Conforme a administração, foi reforçada a limpeza de elevadores, corrimãos de escadarias e escadas rolantes, balcões de informação, fraldário e sanitários, com medidas constantes de desinfecção. Também chamava atenção de clientes o uso de um carrinho tripulado rodando constantemente para fazer a higienização do piso.
Para respeitar a limitação no número de clientes dentro do estabelecimento a 50% de sua capacidade, como manda o novo decreto, foi feito controle de acesso de modo a respeitar o limite da capacidade e evitar aglomeração.
Além do Wallig, os demais shoppings da rede Bourbon, o Moinhos Shopping e o Porto Alegre CenterLar, retomaram as atividades na quarta-feira (20). Entre os maiores centros de compras da Capital, o Shopping Total, o Iguatemi, o BarraShopping e o Praia de Belas permitirão a reabertura a partir de sexta-feira (22), com horários reduzidos e restrições em áreas de entretenimento.