Coluna Acerto de Conta$, no Diário Gaúcho. Todas as terças.
Qual é o valor da sua hora de trabalho? Quantas horas de trabalho são necessárias para comprar algo?
Estas perguntas provocam um exercício muito importante de conscientização financeira. Ideal para quem tem dificuldade de identificar o que o dinheiro significa.
O sucesso está em a pessoa conseguir enxergar quantas horas de trabalho custa determinado produto. Com isso, faz escolhas mais racionais e combate o consumo por impulso.
- O dinheiro é apenas um item intermediário e que, no final das contas, trocamos horas de trabalho pelos produtos e serviços que consumimos. Na essência, compramos as coisas com o nosso esforço, com as nossas horas de trabalho. - reforça a planejadora financeira Letícia Camargo.
Damos aqui o caminho para você começar a fazer este exercício:
1 - Veja no seu contracheque qual é o valor líquido do seu salário. Depois, dívida este valor por 190, que é aproximadamente o número de horas trabalhadas no mês. O resultado é o valor de uma hora do seu trabalho! O quanto que você recebe por hora trabalhada.
2 - Descubra quantas horas você tem que trabalhar para comprar algo ou contratar um serviço. Pegue o valor que pretende gastar e divida pelo valor de uma hora do seu trabalho calculado no passo anterior. O resultado será a quantidade de horas que você precisará trabalhar para pagar a conta em questão.
3 - Agora, é a hora de tirar as conclusões. As perguntas são: vale trabalhar todas estas horas para ter este novo produto? É realmente necessário e importante? Não poderia esperar um pouco mais?
Fazendo isso, você consegue avaliar de forma mais racional o custo x benefício de qualquer gasto que pretenda fazer. Até porque o trabalho tira seu tempo de descanso e com a família. Será que bens materiais realmente suprem isso?
- Menos pode ser mais. - completa Letícia.
Ouça entrevista com a planejadora financeira no programa Destaque Econômico, da Rádio Gaúcha. Domingos, às 9h.