O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 de Santa Maria será 7,87% mais caro que o cobrado este ano. O motivo é que a Prefeitura usa como índice oficial de inflação o Índice de Preços do Consumidor Plano (IPCA), que teve este acumulado entre novembro de 2015 e outubro de 2016.
A projeção é que os documentos de cobrança do IPTU 2017 sejam enviados entre os dias 10 e 15 de dezembro. A Prefeitura afirma que não pode dar um reajuste menor que a inflação do IPCA, pois isto seria caracterizado como renúncia de receita.
No ano que vem, o IPTU será entregue em forma de um documento, com duas folhas A4. Não será mais entregue em forma de carnês, com até 17 folhas. O motivo é a economia do papel, visto que havia crítica dos contribuintes, que pagavam em cota única e ficavam com as demais folhas sobrando. No novo formato, se evita o desperdício.
Além disso, a partir de agora, há apenas uma data para o pagamento da cota única. Para quem pagar em uma vez, há o desconto de 5%. O pagamento também pode ser feito em 12 parcelas. Ainda, há o Prêmio Adimplência, que concede descontos de 10% a 15% aos bons pagadores.
A Prefeitura projeta arrecadar entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões, nos cerca de 120 mil IPTUs a serem pagos. Casas irregulares e puxadinhos não serão contemplados na cobrança, pelo menos não primeiramente. Caberá ao prefeito eleito, Jorge Pozzobom, decidir se lançará uma nova cobrança específica a estes espaços.