A orientação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS é de que os lojistas mantenham suas portas abertas nesta quinta-feira, diante da previsão de manifestações em diversas partes do Estado. A entidade também estende o pedido de providências antecipadas de deslocamento de seus colaboradores, em caso de paralisação dos meios de transporte públicos, especialmente em Porto Alegre onde devem se concentrar os grandes atos.
Porém, a entidade avalia que a manifestação é legítima e ressalta que o fechamento total das lojas pode trazer sérios prejuízos financeiros aos lojistas que são empregadores de uma grande massa salarial, direta ou indiretamente. Estimativa do departamento de pesquisa da FCDL-RS mostra que a perda de faturamento em um dia de manifestação pode chegar a 70%.
O comportamento do comércio só deve ser modificado em casos de real suspeita de algum tipo de agressão física ou ao patrimônio. Há ainda uma preocupação para que as notícias não tragam sensação de caos ou pânico na sociedade. A FCDL-RS destaca que é favorável aos atos pacíficos e, através de intenso trabalho político da entidade atua também em defesa de melhores condições para o setor empresarial no Rio Grande do Sul, que é importante geração de emprego e renda para população.