Com a chegada de fevereiro, tradicional mês das liquidações de verão, consumidores começam a ser seduzidos por descontos de até 70% no comércio gaúcho.
Embora algumas promoções já tenham iniciado, é a partir de agora que os lojistas concentram esforços para limpar os estoques.
Na 13ª edição, o Liquida Porto Alegre começa na segunda-feira e se estende até o dia 24. Em 20 dias, os descontos em 9 mil pontos da cidade pretendem movimentar R$ 1 bilhão - 8% a mais do que no ano passado.
- É a liquidação das liquidações, com os maiores descontos - define o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, Gustavo Schifino, ao diferenciar a campanha das ofertas promovidas antecipadamente por parte dos lojistas no primeiro mês do ano.
Passado o Natal, redes de varejo deram início ao período de descontos em mercadorias, especialmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Em janeiro, foi a vez de vitrinas de lojas de roupas e calçados começarem a anunciar as ofertas em shoppings da Capital.
- Não se pode mais segurar produtos. As promoções começam mais tímidas para depois ganhar força - explica Schifino.
Na próxima terça-feira, começa o Liquida Tchê, com a participação de 25 mil lojas em mais de cem municípios.
A campanha irá se estender até o último dia do mês. Conforme o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS), Vitor Koch, o comércio irá se esforçar para que os consumidores percebam os descontos.
- É um período em que concorremos com despesas fixas, como impostos obrigatórios e educação, em que o consumidor precisa visualizar vantagens reais para comprar - aponta Koch, estimando expansão de 8% no faturamento das vendas na comparação com fevereiro de 2012.
Quem não participa das campanhas oficiais de entidades de classe, faz suas próprias liquidações. É o caso do BarraShoppingSul, que pretende limpar os estoques na ação Lápis Vermelho, dos dias 21 a 24 deste mês.
- Será a liquidação final de todas - observa a gerente de marketing do shopping, Tânia Nascimento.